Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21398

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, José António Pinto de-
dc.contributor.authorGomes, Maria João-
dc.date.accessioned2012-12-11T14:11:07Z-
dc.date.available2012-12-11T14:11:07Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/21398-
dc.description.abstractAs extraordinárias virtualidades disponibilizadas pelas tecnologias da informação e comunicação trazem consigo potenciais riscos, se usadas de forma abusiva ou indevida. O estudo a que nos reportamos neste texto insere-se nesse potencial de riscos e conflitos focalizando-se na análise do fenómeno do cyberbullying sobre os professores. O tema apresentou-se como relevante e inovador, no contexto português, pela gravidade das repercussões no quotidiano emocional e social dos professores e na organização escolar onde estão inseridos. Com o presente estudo, de caráter exploratório e descritivo, pretendemos contribuir para desocultar o fenómeno, fazer uma aproximação à sua dimensão e características, perceber qual é o seu impacto sobre a vítimas e percecionar o interesse que suscita. Os dados foram recolhidos através dum inquérito por questionário, online, ao qual responderam 3426 professores. Para além da clarificação de múltiplos aspetos do fenómeno, registe-se, como principal conclusão, o facto de cerca de um terço dos professores ter declarado já ter sido alvo de cyberbullying.por
dc.description.abstractThe extraordinary virtues of Information and Communication Technology bring potential risks, if used improperly. Our research analyses part of these risks and social conflicts which teachers are exposed to. The topic - "Cyberbullying against teachers - a hidden reality" – is both relevant and innovative in the Portuguese background because of its impact in the teachers’ everyday emotional and social development and in the school organization where they are inserted. With this exploratory descriptive and quantitative study, we intend to contribute to uncover the problem of cyberbullying and analyse its dimension and characteristics, realize its impact on the victims and understand the interest raised by this phenomenon. The data of this study was collected through a questionnaire survey online responded by 3426 teachers. A third of teachers said they had already been targeted by cyberbullying.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Lisboa. Instituto de Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectCyberbullyingpor
dc.subjectViolencepor
dc.titleCyberbullying sobre professores : uma realidade escondidapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate30 nov. - 2 dez. 2012por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage2178por
oaire.citationEndPage2195por
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
oaire.citationTitleII Congresso Internacional TIC e Educação - Educa 2012por
sdum.conferencePublicationII Congresso Internacional TIC e Educação - Educa 2012por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Matos-MJG.pdfFicheiro integral606,35 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID