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https://hdl.handle.net/1822/21321
Título: | Determinantes da escolha de marcas de telemóveis : uma investigação empírica |
Autor(es): | Soares, Guilhermina de Fátima Carvalho Vieira |
Orientador(es): | Botelho, Anabela |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | Num mercado competitivo como o mercado Português no setor das
Telecomunicações, é de extrema importância identificar o que leva o consumidor a fazer as
suas opções de escolha por determinada marca de telemóveis. De facto, o conhecimento das
preferências dos consumidores é indispensável ao desenho de boas estratégicas comerciais
que permitam às empresas manter e captar novos clientes e aumentar o seu número de vendas.
Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo principal averiguar em que medida
a marca de telemóveis é importante para os consumidores Portugueses, bem como identificar
os fatores que influenciam as opções de compra de diferentes marcas de telemóveis por parte
destes consumidores. Constitui objetivo adicional do estudo averiguar se existe ou não inércia
na escolha de marcas de telemóveis por parte dos consumidores Portugueses.
Para concretizar os objetivos deste estudo foi elaborado um inquérito dirigido a
clientes que efetivaram a compra de telemóvel numa agência de um operador de
telecomunicações na cidade de Braga.
De entre os resultados encontrados, salienta-se que a marca dos telemóveis é
importante na escolha para a grande maioria dos indivíduos, recaindo esta mais
frequentemente sobre a marca Nokia. A escolha das marcas por parte dos consumidores
Portugueses é afetada por vários fatores específicos ao indivíduo e às marcas, tal como vistos
sob a perspetiva dos consumidores. Com a exceção dos que compram a marca Nokia, os
consumidores Portugueses não registam níveis elevados de inércia no que concerne à escolha
de marcas. In a competitive market as the Portuguese market in the telecommunications sector, it is extremely important to identify what leads consumers to make their choice of particular brands of mobile phones. In fact, knowledge of consumer preferences is essential to the design of good strategies allowing companies to maintain and attract new customers. In this sense, this study’s main goal is to ascertain to what extent the brand of mobile phones is important to Portuguese consumers, as well as identify the factors that influence the options to buy different brands of mobile phones by these consumers. A further objective of this study is to ascertain whether there is inertia in the choice of brands of mobile phones by Portuguese consumers. In order to achieve these goals, a survey was designed and conducted in an agency of a mobile telecommunications operator in the city of Braga. The survey was applied only to customers who actually bought a mobile phone in the agency. Among the findings of this study, it is noted that the brand of mobile phones is important in the choice of mobile phones for most individuals, and Nokia is the brand most often bought by these consumers. The choice of brands by Portuguese consumers is affected by several factors specific to the individual and to the brands, as seen from their perspective. With the exception of those who buy the Nokia brand, Portuguese consumers do not reveal high levels of inertia with respect to the choice of brands. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia e Política das Telecomunicações |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/21321 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado NIMA - Dissertações de Mestrado/Master Theses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Guilhermina de Fátima Carvalho Vieira Soares.pdf Acesso restrito! | 1,74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |