Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/21017

TítuloPerfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional
Autor(es)Ferreira, Nuno José Carrola
Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveEstilos de liderança
Cultura organizacional escolar
Administração escolar
Escola democrática
Leadership styles
School organizational culture
School administration
Democratic school
DataAbr-2012
EditoraAssociação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
RevistaRevista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE)
Citação10.21573/vol28n12012.36144
Resumo(s)O artigo tem como principal objetivo analisar criticamente o modo de funcionamento do órgão de gestão unipessoal de uma escola secundária portuguesa, bem como caracterizar a praxis do seu Diretor na gestão quotidiana. Do ponto de vista metodológico, realizamos um estudo de caso sincrónico, com o recurso a várias técnicas de investigação. A partir dos dados recolhidos foi possível traçar o perfil-tipo da liderança do Diretor, caracterizado por um certo hibridismo, assente na combinação de vários estilos (racional, hierárquico e prospetivo), deixando transparecer, no seu quotidiano gestionário, a valorização do exterior em detrimento do interior.
The main goal of this paper were the critical analysis of the working routine of a unipersonal management organ in a Portuguese secondary school, and also the characterization of the principal’s praxis within the daily management tasks. As far as methodology is concerned, we have made a synchronic case study, using several research techniques. The assembled data allowed us to build the principal’s pattern profile regarding leadership, which is basically characterized by a certain hybridism, due to the combination of several styles (rational, hierarchical and prospective), which made it clear that in the daily routine of leadership and management the outside is more valued than the inside.
El principal objetivo del artículo es analizar críticamente el funcionamiento del órgano de gobierno de una escuela secundaria portugués, así como caracterizar la praxis de su Director en la gestión diaria. Desde el punto de vista metodológico, se realizó un estudio de caso sincrónico, con el uso de diversas técnicas de investigación. De los datos recogidos fue posible trazar el perfil típico de la dirección del Director, que se caracteriza por una cierta hibridez, sobre la base de una combinación de varios estilos (racional, jerárquico y futuro), que revela, en sus actividades diarias de gestión, la apreciación del exterior en vez de en el interior.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/21017
DOI10.21573/vol28n12012.36144
ISSN1678-166X
Versão da editorahttps://doi.org/10.21573/vol28n12012.36144
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RBPAE_vol_28_1_Art_Indice NFerreira & LTorres.pdfArtigo RBAE2,46 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID