Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20931
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Torres, Leonor Lima | - |
dc.date.accessioned | 2012-11-23T16:13:06Z | - |
dc.date.available | 2012-11-23T16:13:06Z | - |
dc.date.issued | 2012-07 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-8042-385-3 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/20931 | - |
dc.description.abstract | Num contexto global marcado por profundas mutações aos níveis económico, social e educativo interessa questionar as funções do actual sistema de educação pública no quadro da sociedade portuguesa. No caso específico do ensino superior, objecto de acentuadas mudanças estruturais nas últimas duas décadas, como perspectivar o seu papel na construção dos perfis formativos? Partindo desta interrogação genérica, focalizamos a abordagem na relação entre os perfis formativos desenvolvidos no ensino superior e os perfis profissionais exigidos pelo mercado de trabalho, no campo específico dos recursos humanos. Para ilustrar os sentidos desta relação mobilizamos um corpus empírico constituído por duas fontes documentais: 1) projectos de formação pós-graduada na área dos recursos humanos oferecidos pelas instituições de ensino superior; ii) anúncios publicados semanalmente no suplemento Emprego do Jornal Expresso, entre os anos de 2006 e 2011 , na área referida (N = 671). Os projectos de formação contidos nos planos oficiais dos cursos e os anúncios de emprego foram objecto de uma análise de conteúdo de tipo categorial. O confronto entre o perfil de competências exigido pelo mercado de trabalho (procura) e os perfis de formação estruturantes dos cursos de pós-graduação (oferta) permitiu discutir as (des)articulações e as (in)compatibilidades entre estes dois universos, bem como sustentar uma reflexão sobre a função político-estratégica das instituições de ensino na construção dos projectos educativos e formativos nas sociedades contemporâneas. | por |
dc.description.sponsorship | Autores do livro | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora CRV | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Profissionalidade | por |
dc.subject | Recursos Humanos | por |
dc.title | Educação e trabalho: lógicas de formação e perfil de competências no campo dos recursos humanos | por |
dc.type | bookPart | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 105 | por |
oaire.citationEndPage | 144 | por |
oaire.citationConferencePlace | Curitiba, Brasil | por |
oaire.citationTitle | Políticas de Formação, ética e profissionalidade | por |
sdum.bookTitle | Políticas de Formação, ética e profissionalidade | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LLTorres CRV.pdf Acesso restrito! | Capítulo de livro (Leonor Torres) | 21,73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |