Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20809

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorWill, João Manuel de Sousa-
dc.contributor.authorPacheco, José Augusto-
dc.date.accessioned2012-11-14T11:28:09Z-
dc.date.available2012-11-14T11:28:09Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn1983-1579por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20809-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão inicial sobre o projeto pedagógico do curso de Administração da Universidade Federal do Tocantins UFT). É parte de uma pesquisa realizada em Ciências da Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal), no nível de doutorado. O procedimento adotado é uma análise documental e qualitativa da Resolução do Conselho Nacional de Educação e da Câmara de Ensino Superior (CNE/CES) nº 4/2005‐que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração (bacharelado)  ‐ e também do projeto pedagógico do curso de Administração da UFT. Concluiu‐se que esse movimento da universidade de planejar o currículo,    na busca de superar a fragmentação do conhecimento promovido pela lógica da estrutura disciplinar, ainda está em processo de discussão inicial, imprescindível no mundo globalizado, e que os professores do curso de Administração da UFT encontram se no nível de construção de um novo modo de gerenciar a prática curricularpor
dc.description.abstractThis work aims at developing an initial reflection on the pedagogical project of the Business Administration course at Tocantins’s Federal University (UFT). It is part of research conducted in a doctoral level course on Education at the Institute of Education, University of Minho, in Portugal, in the field of curriculum development. The procedure adopted was a qualitative and documental analysis of the National Education Council and Board of Higher Education Resolution (CNE/CES) nº 4/2005, Brazil, which deals with the National Curricular Guidelines for Undergraduate courses in Business Administration, and also an analysis of the pedagogical project of the Business Administration course at UFT. We came to the conclusion that the university movement of planning the curriculum, in search of overcoming the fragmentation of knowledge promoted by the logic of a disciplinary structure, is still in an initial discussion process, which is essential in a globalized world. In this way, teachers of UFT’s Business Administration course are just starting the design of a new way of managing curriculum practice.eng
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectGestão curricularpor
dc.subjectProjeto pedagógicopor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectCurriculumpor
dc.subjectCurriculum managementpor
dc.subjectEducational projectpor
dc.subjectBusiness administrationpor
dc.titleCurrículo e gestão curricular: uma reflexão inicialpor
dc.title.alternativeCurriculum and curricular management: an initial reflection-
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/12338/7114por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage219por
oaire.citationEndPage226por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleEspaço do Currículopor
oaire.citationVolume4por
sdum.journalEspaço do Currículopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Currículo e Gestão Curricular-Uma Reflexão Inicial.pdf230,75 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID