Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20674
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Salazar, Joana | - |
dc.contributor.author | Coelho da Silva, José Luís | - |
dc.contributor.author | Poças, Maria Emília Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2012-11-06T13:29:29Z | - |
dc.date.available | 2012-11-06T13:29:29Z | - |
dc.date.issued | 2011-11 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/20674 | - |
dc.description.abstract | O trabalho de grupo é mencionado no programa da disciplina de Biologia Humana - 10º ano de escolaridade do curso Tecnológico de Desporto do Sistema Educativo português - para referir uma estratégia de ensino e aprendizagem propiciadora da construção do conhecimento científico e para indicar o desenvolvimento de competências de trabalho de grupo como uma finalidade educativa. Esta perspectiva educativa associado ao facto do trabalho de grupo ser percepcionado pelos alunos da turma H da Escola Secundária/3 de Barcelinhos, em Portugal, como uma prática frequente esteve na origem da idealização de uma experiência pedagógica, focalizada na exploração do trabalho de grupo segundo os princípios da aprendizagem cooperativa. O presente texto incide na análise da estratégia metodológica adoptada na experiência pedagógica, dos factores e pressupostos que estiveram na sua génese e em possíveis repercussões da sua implementação para a aprendizagem dos alunos. A experiência pedagógica foi implementada durante o ano lectivo de 2010/2011, na disciplina de Biologia Humana da turma referida. Consistiu na implementação de quatro actividades de aprendizagem: (1) uma actividade com o intuito de promover a compreensão e consciencialização dos alunos para a importância da cooperação, do contributo de cada um na aprendizagem do Outro; (2) três actividades orientadas para a aprendizagem de competências de cooperação e do conhecimento substantivo em que incidem. Simultaneamente à execução destas três actividades, subordinadas ao conhecimento substantivo, os alunos assumiram diferentes papéis, focalizados no funcionamento do grupo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Asociación de Ensinantes de Ciencias de Galicia (ENCIGA) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | por |
dc.subject | Educação em ciências | por |
dc.title | A aprendizagem cooperativa na educação em ciências: um estudo de caso em biologia humana do ensino secundário português | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 17 - 19 Nov. 2011 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationConferencePlace | Fonsagrada, Espanha | por |
oaire.citationTitle | XXIV Congreso de ENCIGA | por |
sdum.conferencePublication | XXIV Congreso de ENCIGA | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Salazar_&_Coelho_da_Silva_&_Pocas_Aprendizagem_Cooperativa_XXIV_ENCIGA_2011.pdf | Documento principal | 251,68 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |