Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20674

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSalazar, Joana-
dc.contributor.authorCoelho da Silva, José Luís-
dc.contributor.authorPoças, Maria Emília Pereira-
dc.date.accessioned2012-11-06T13:29:29Z-
dc.date.available2012-11-06T13:29:29Z-
dc.date.issued2011-11-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20674-
dc.description.abstractO trabalho de grupo é mencionado no programa da disciplina de Biologia Humana - 10º ano de escolaridade do curso Tecnológico de Desporto do Sistema Educativo português - para referir uma estratégia de ensino e aprendizagem propiciadora da construção do conhecimento científico e para indicar o desenvolvimento de competências de trabalho de grupo como uma finalidade educativa. Esta perspectiva educativa associado ao facto do trabalho de grupo ser percepcionado pelos alunos da turma H da Escola Secundária/3 de Barcelinhos, em Portugal, como uma prática frequente esteve na origem da idealização de uma experiência pedagógica, focalizada na exploração do trabalho de grupo segundo os princípios da aprendizagem cooperativa. O presente texto incide na análise da estratégia metodológica adoptada na experiência pedagógica, dos factores e pressupostos que estiveram na sua génese e em possíveis repercussões da sua implementação para a aprendizagem dos alunos. A experiência pedagógica foi implementada durante o ano lectivo de 2010/2011, na disciplina de Biologia Humana da turma referida. Consistiu na implementação de quatro actividades de aprendizagem: (1) uma actividade com o intuito de promover a compreensão e consciencialização dos alunos para a importância da cooperação, do contributo de cada um na aprendizagem do Outro; (2) três actividades orientadas para a aprendizagem de competências de cooperação e do conhecimento substantivo em que incidem. Simultaneamente à execução destas três actividades, subordinadas ao conhecimento substantivo, os alunos assumiram diferentes papéis, focalizados no funcionamento do grupo.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAsociación de Ensinantes de Ciencias de Galicia (ENCIGA)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem cooperativapor
dc.subjectEducação em ciênciaspor
dc.titleA aprendizagem cooperativa na educação em ciências: um estudo de caso em biologia humana do ensino secundário portuguêspor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate17 - 19 Nov. 2011por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationConferencePlaceFonsagrada, Espanhapor
oaire.citationTitleXXIV Congreso de ENCIGApor
sdum.conferencePublicationXXIV Congreso de ENCIGApor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Salazar_&_Coelho_da_Silva_&_Pocas_Aprendizagem_Cooperativa_XXIV_ENCIGA_2011.pdfDocumento principal251,68 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID