Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/20233

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Paloma R.-
dc.contributor.authorAraújo, Elaine Sandra Nicolini Nabuco de-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.contributor.authorCaldeira, Ana Maria de Andrade-
dc.date.accessioned2012-09-17T15:41:56Z-
dc.date.available2012-09-17T15:41:56Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/20233-
dc.description.abstractO ensino de ciência baseado nas relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) tem como um de seus objetivos formar cidadãos capazes de avaliar e tomar decisões acerca dos impactos dos avanços científicos na sociedade e no ambiente. A compreensão das relações entre CTSA possibilita uma visão de ciência como uma construção humana, portanto falível, mutável e não neutra. Neste estudo apresentamos parte dos resultados de um estudo comparativo sobre a influência de valores éticos nas concepções de natureza da ciência de dois grupos de estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas, sendo um brasileiro e outro português. Para obtenção dos dados construímos uma escala de atitudes do tipo Likert, que foi validada semanticamente e matematicamente. Os resultados apontam para forte influência dos valores sociais, como na questão dos produtos transgênicos, em que as concepções dos estudantes variaram de acordo com as discussões éticas mais presentes em cada país.por
dc.description.abstractOne of the objectives of science education based on relationships between science, technology, society and environment (CTSA) is to form citizens capable of evaluating and making decisions about the impact of scientific advances on society and the environment. In a two-way perspective, understanding the relationship between CTSA provides a vision of science as a human construction and therefore fallible, changeable and not neutral. In this study we present some results from a comparative study on the influence of ethical conceptions of the nature of science of two groups of future biology teachers, one from Brazil and one from Portugal. For data collection we constructed an attitude scale of Likert-type, which was validated mathematically and semantically. The results show strong influence of social values, as in transgenic products, where the students’ ideas varied according to the ethical discussions more present in each country.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherABRAPECpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectNatureza da ciênciapor
dc.subjectMitos científicospor
dc.subjectValorespor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectConcepçõespor
dc.titleConcepções de futuros professores de biologia brasileiros e portugueses sobre valores éticos da ciênciapor
dc.title.alternativeConceptions of Brazilian and Portuguese future biology teachers about science ethical values-
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://adaltech.com.br/testes/abrapec/trabalhos.htmpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage12por
oaire.citationConferencePlaceUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil.por
oaire.citationTitleVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) / I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias (CIEC)por
sdum.conferencePublicationVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) / I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias (CIEC)por
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ENPEC_Etica_Br-Pt.pdfArtigo222,84 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID