Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/20095
Título: | "O meu dicionário" : uma contribuição para a aquisição de novas literacias multimédia |
Autor(es): | Costa, Glória de Jesus da Silva |
Orientador(es): | Machado, Maria José Alves da Silva Ramos, Altina |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Esta investigação insere-se no Mestrado em Estudos da Criança – Tecnologias
de Informação e Comunicação.
No âmbito deste estudo trabalhámos num software intitulado My Own
Dictionary, inserido no Projecto Europeu VISEUS e traduzido para português com o
nome O Meu Dicionário. Este dicionário permite que os alunos criem as suas próprias
definições das palavras, juntarem imagens, som e vídeo às definições, criem
hiperligações, traduzam palavras para outras línguas, procurarem sinónimos,
escreverem frases relacionadas com as palavras, deixem comentários.
O trabalho foi realizado numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo, com vinte alunos,
dez raparigas e dez rapazes, do Centro Escolar de Vila Verde.
Estudámos a contribuição deste software para a aquisição de competências
relativas a Novas Literacias digitais e linguísticas, ao trabalho colaborativo, à partilha
de conhecimentos e à criatividade.
Enquadramos este estudo no paradigma qualitativo, em concreto no estudo de
caso. A recolha de dados baseou-se na entrevista, na observação participada ao longo
do trabalho de campo e nos trabalhos dos alunos. Através da consulta online de O Meu
Dicionário é possível observar o trabalho dos alunos e as competências adquiridas.
Verificámos, através da análise dos dados, que este software revelou ser uma
excelente ferramenta de trabalho que contribuiu para a aquisição e o desenvolvimento
de várias competências, entre elas as relacionadas com as Novas Literacias, tão
importantes para a vida presente e futura das novas gerações. This research is part of the Master’s Degree in Estudos da Criança – Tecnologias de Informação e Comunicação. In the scope of this investigation we worked with a software designated as My Own Dictionary, included in the European Project VISEUS and translated into Portuguese with the name O Meu Dicionário. This digital dictionary allows the students to create their own definitions of words, associate images, sound and video to the definitions, create links, translate the words in to other languages, find synonyms, write sentences with the words and leave commentaries. This project was accomplished in a class of the third year of the 1.º Ciclo, with twenty students, ten girls and ten boys, from Centro Escolar de Vila Verde. We studied the contributions of this software related to the acquisition of skills in New Digital and Linguistic Literacies, collaborative work, knowledge sharing and creativity. We framed this study within the qualitative paradigm, specifically the case study. The data collection was based on the interview, the participant observation along the working sessions and the works of the students. Through the online inquiry of O Meu Dicionário it is possible to observe the students work and their skill’s acquisition. We verified through the data analysis that this software is an excellent working tool which contributed to the acquisition and development of various skills, within the ones related to New Literacies, which are of extreme importance to the present and future life of the new generations. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/20095 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Glória de Jesus da Silva Costa.pdf Acesso restrito! | 2,52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |