Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19720

TítuloFormação de professores e docência integrada: um estudo de caso no âmbito dos programas nacionais de formação contínua
Outro(s) título(s)Teacher training and integrated teaching: a case study in the context of the national service training program
Autor(es)Mesquita, Elza
Orientador(es)Simões, João Manuel Formosinho Sanches
Machado, Joaquim
Data10-Fev-2012
Resumo(s)O objecto de estudo da presente dissertação de doutoramento refere-se à prática de ensino integrado e às relações que se estabelecem entre sujeitos, nomeadamente, professores no exercício da profissão (mas com uma colocação administrativa) e formadores e coordenadores dos Programas de Formação Contínua, uma vez que se procura compreender o significado do trabalho docente e da formação numa perspectiva de ensino integrado e cooperado. A questão de partida foi: em que medida os Programas Nacionais de Formação Contínua promovem a colaboração entre professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a prática de um ensino integrado? Perante este problema, outras questões se afiguraram pertinentes para a orientação, conjugação e análise dos dados recolhidos através de entrevista e que nos coadjuvaram no processo de categorização dos mesmos. Detectado o problema e as questões que lhe estão associadas, o estudo, norteou-se pelos seguintes objetivos: (i) Identificar práticas pedagógicas adoptadas pelos professores do 1º ciclo do Ensino Básico; (ii) Identificar dissonâncias, consonâncias e ressonâncias da pedagogia transmissiva e da pedagogia da participação e os seus impactos nas práticas pedagógicas integradas; (iii) Reconhecer os significados da formação e os seus contributos para a mudança das práticas e para a (re)criação de uma cultura de colaboração; e (iv) Compreender como é que as experiências práticas, individuais e em grupo, são interpretadas pelos formadores e pelos professores que optam por formações de carácter disciplinar e integrantes de programas nacionais. Optando por uma metodologia de carácter qualitativo e uma estratégia de pesquisa suportada no Estudo de Caso, realizamos entrevistas semi-estruturadas, posteriormente sujeitas a uma análise de conteúdo. No processo de análise emergiram aspectos que consideramos relevantes no âmbito deste estudo e que nos ajudaram a perceber a praxis dos docentes colaboradores. Os resultados emergentes do discurso dos colaboradores entrevistados apontam para uma parca formação (inicial e contínua) relativamente à prática de um ensino integrado e participado, salientando que a compartimentação disciplinar é factor constrangedor. Apesar da retórica da necessidade de redefinição no trabalho do professor, nomeadamente na auto-reflexão das práticas, na partilha dessas práticas com os seus pares e no desenvolvimento profissional ao longo da vida, o trabalho de cooperação incide sobretudo na partilha a dois. A análise dos discursos também atesta a hipótese das práticas pedagógicas tenderem mais para uma pedagogia transmissiva do que para uma pedagogia da participação.
The object of study of this doctoral dissertation refers to the practice of integrated education and the relationships established between individuals, including teachers in the profession (but with an administrative placement) and trainers and coordinators of Continuing Education Programs, since it seeks to understand the meaning of teaching and training from the perspective of integrated and cooperated education. The original question was: to what extent the National Service Training Programs promote collaboration among teachers in the first cycle of basic education and practice of an integrated education? Faced with this problem, other issues have seemed relevant to the guidance, conjugation and analysis of data collected through interviews and assisted in the process of categorizing them. Detected the problem and the issues associated with it, the study was guided by the following objectives: (i) Identify teaching practices adopted by teachers of the 1st Cycle of Basic Education (ii) Identify dissonance, consonance and resonance transmissive pedagogy and pedagogy of participation and its impact on teaching practices integrated; (iii) Recognizing the significance of training and their contributions to the change of practice and (re)creation of a culture of collaboration; and (iv) Understanding how the practical experience, individual and group, are interpreted by trainers and teachers who choose to formation of a disciplinary nature and members of national programs. By choosing a methodology of a qualitative nature, and supported a research strategy in the case study, we conducted semi-structured interviews subsequently subjected to a content analysis. During the review process, aspects emerged that we considered relevant in this study and which helped us to understand the praxis of the teaching staff. The results from the discourse of employees surveyed indicate a scant training (initial and continuing) for the practice of an integrated and participatory education, noting that disciplinary fragmentation is a constraining factor. In spite of the rhetoric for the need to redefine the teacher's work, namely self-reflection on the practices, the sharing of these practices with their peers in professional development and lifelong learning, cooperative work focuses mainly on pair work. Analysis of the discourse also confirms the hypothesis of teaching practices tend more toward a transmissive pedagogy than for a pedagogy of participation.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança/Formação de Professores
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19720
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CECS - Teses de doutoramento / PhD theses
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ELZA MESQUITA_TESE DOUTORAMENTO.pdf
Acesso restrito!
1,81 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID