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https://hdl.handle.net/1822/19720
Título: | Formação de professores e docência integrada: um estudo de caso no âmbito dos programas nacionais de formação contínua |
Outro(s) título(s): | Teacher training and integrated teaching: a case study in the context of the national service training program |
Autor(es): | Mesquita, Elza |
Orientador(es): | Simões, João Manuel Formosinho Sanches Machado, Joaquim |
Data: | 10-Fev-2012 |
Resumo(s): | O objecto de estudo da presente dissertação de doutoramento refere-se à
prática de ensino integrado e às relações que se estabelecem entre sujeitos,
nomeadamente, professores no exercício da profissão (mas com uma colocação
administrativa) e formadores e coordenadores dos Programas de Formação Contínua,
uma vez que se procura compreender o significado do trabalho docente e da formação
numa perspectiva de ensino integrado e cooperado. A questão de partida foi: em que
medida os Programas Nacionais de Formação Contínua promovem a colaboração entre
professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a prática de um ensino integrado? Perante
este problema, outras questões se afiguraram pertinentes para a orientação, conjugação
e análise dos dados recolhidos através de entrevista e que nos coadjuvaram no processo
de categorização dos mesmos. Detectado o problema e as questões que lhe estão
associadas, o estudo, norteou-se pelos seguintes objetivos: (i) Identificar práticas
pedagógicas adoptadas pelos professores do 1º ciclo do Ensino Básico; (ii) Identificar
dissonâncias, consonâncias e ressonâncias da pedagogia transmissiva e da pedagogia
da participação e os seus impactos nas práticas pedagógicas integradas; (iii) Reconhecer
os significados da formação e os seus contributos para a mudança das práticas e para a
(re)criação de uma cultura de colaboração; e (iv) Compreender como é que as
experiências práticas, individuais e em grupo, são interpretadas pelos formadores e pelos
professores que optam por formações de carácter disciplinar e integrantes de programas
nacionais. Optando por uma metodologia de carácter qualitativo e uma estratégia de
pesquisa suportada no Estudo de Caso, realizamos entrevistas semi-estruturadas,
posteriormente sujeitas a uma análise de conteúdo. No processo de análise emergiram
aspectos que consideramos relevantes no âmbito deste estudo e que nos ajudaram a
perceber a praxis dos docentes colaboradores. Os resultados emergentes do discurso
dos colaboradores entrevistados apontam para uma parca formação (inicial e contínua)
relativamente à prática de um ensino integrado e participado, salientando que a
compartimentação disciplinar é factor constrangedor. Apesar da retórica da necessidade
de redefinição no trabalho do professor, nomeadamente na auto-reflexão das práticas, na
partilha dessas práticas com os seus pares e no desenvolvimento profissional ao longo
da vida, o trabalho de cooperação incide sobretudo na partilha a dois. A análise dos
discursos também atesta a hipótese das práticas pedagógicas tenderem mais para uma
pedagogia transmissiva do que para uma pedagogia da participação. The object of study of this doctoral dissertation refers to the practice of integrated education and the relationships established between individuals, including teachers in the profession (but with an administrative placement) and trainers and coordinators of Continuing Education Programs, since it seeks to understand the meaning of teaching and training from the perspective of integrated and cooperated education. The original question was: to what extent the National Service Training Programs promote collaboration among teachers in the first cycle of basic education and practice of an integrated education? Faced with this problem, other issues have seemed relevant to the guidance, conjugation and analysis of data collected through interviews and assisted in the process of categorizing them. Detected the problem and the issues associated with it, the study was guided by the following objectives: (i) Identify teaching practices adopted by teachers of the 1st Cycle of Basic Education (ii) Identify dissonance, consonance and resonance transmissive pedagogy and pedagogy of participation and its impact on teaching practices integrated; (iii) Recognizing the significance of training and their contributions to the change of practice and (re)creation of a culture of collaboration; and (iv) Understanding how the practical experience, individual and group, are interpreted by trainers and teachers who choose to formation of a disciplinary nature and members of national programs. By choosing a methodology of a qualitative nature, and supported a research strategy in the case study, we conducted semi-structured interviews subsequently subjected to a content analysis. During the review process, aspects emerged that we considered relevant in this study and which helped us to understand the praxis of the teaching staff. The results from the discourse of employees surveyed indicate a scant training (initial and continuing) for the practice of an integrated and participatory education, noting that disciplinary fragmentation is a constraining factor. In spite of the rhetoric for the need to redefine the teacher's work, namely self-reflection on the practices, the sharing of these practices with their peers in professional development and lifelong learning, cooperative work focuses mainly on pair work. Analysis of the discourse also confirms the hypothesis of teaching practices tend more toward a transmissive pedagogy than for a pedagogy of participation. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança/Formação de Professores |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19720 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CECS - Teses de doutoramento / PhD theses CIEC - Teses de Doutoramento |
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