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https://hdl.handle.net/1822/19698
Título: | A aplicação do marketing relacional nas relações de compromisso e confiança entre o grupo Inditex e as empresas têxteis portuguesas |
Autor(es): | Guimarães, Pedro Luís Nero |
Orientador(es): | Pinho, José Carlos M. |
Palavras-chave: | Marketing relacional Indústria têxtil e vestuário Inditex Confiança - compromisso Cooperação Performance Relationship marketing Textile and clothing industry Trust - commitment Cooperation |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | A aplicação do marketing relacional nas relações de compromisso e confiança entre o
grupo Inditex e as empresas têxteis Portuguesas.
Esta dissertação analisa a “aplicação do marketing relacional nas relações de
compromisso e confiança entre o grupo Inditex e as empresas têxteis Portuguesas”, com
base nos princípios da relação entre o “commitment” (compromisso) e “trust” (confiança).
Pretende-se identificar, a partir dos fundamentos do marketing relacional “como” e
“porquê” se estabelecem relações de “compromisso” e “confiança", qual a “cooperação”
obtida e o seu impacto na “performance” das empresas.
O marketing relacional é entendido entre os vários autores, como o mecanismo
através do qual se criam relações estáveis e duradouras entre parceiros, fornecedores e
clientes, com benefícios de valor para todas as partes. O “compromisso” e a “confiança”, são
variáveis do modelo de Morgan e Hunt (1994), que se vão aplicar a um estudo de caso
múltiplo que abrange quatro empresas. O princípio de base para a “confiança” é o acreditar
entre as partes e para o “compromisso” a vontade das partes estabelecerem relações.
A metodologia de pesquisa foi essencialmente qualitativa, tendo por base uma
entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas a responsáveis de quatro
empresas identificadas como tendo uma relação de negócio com o grupo Inditex.
Da análise de dados das entrevistas concluiu-se “como e de que forma” o grau de
compromisso e confiança influenciaram a cooperação e qual o impacto desta na
performance das empresas. Outro aspeto importante foi o de verificar qual o valor obtido
com o relacionamento estável e duradouro, bem como, qual a vontade das partes em
manter esse mesmo relacionamento. O estudo deste tema é relevante porque permite
compreender o quadro das relações que se estabelecem entre uma empresa de um grupo
internacional ligado à distribuição de moda, com as respetivas subcontratadas, localizadas
na região norte de Portugal. This dissertation analyses the “application of relationship marketing in the commitment and trust relationships between the Inditex group and the Portuguese textiles companies”, having as basis the principles of the relationship between “commitment” and “trust”. With this dissertation I want to identify, through the foundations of relationship marketing, “how” and “why” “trust” and “commitment” relationships are established; what is the “cooperation” and its impact in the “performance” of the companies. The relationship marketing is understood, among several authors, as the mechanism to understand how stable and lasting relationships among partners, suppliers and clients are made, with valuable benefits to all the parts. The “commitment” and “trust” are variables of the Morgan and Hunt model (1994), which are going to be used in a study of multiple case that comprises four companies. The basics principle to “trust” is the belief and the reciprocation between the parties involved in a relationships. In case it takes place there is an impact on to the “commitment” is the will of the several parts to establish relationships. The research methodology was mainly qualitative, having as basis a semi-half structured interview. The interviews were made to managers of the four companies identified as having a business relationship with the Inditex group. From the interviews data analyses it is shown “how and in which way” the level of both commitment and trust influenced the cooperation and what is the impact of this in the performance of the companies. Another important issue was to verify what was the amount obtained with the stable and durable relationship, and also what is the will of the involved parts to maintain the same relationship. The study of this topic is relevant because it allows the understanding of the chart of relationships that are established between a company of an international group connected to fashion distribution, with the subcontracted ones, located in the north area of Portugal. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19698 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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