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https://hdl.handle.net/1822/19668
Título: | Expectativas e motivações no universo do recrutamento & selecção : um estudo de caso |
Autor(es): | Almeida, Carla Sofia Pacheco |
Orientador(es): | Veloso, Ana Luísa de Oliveira Marques |
Palavras-chave: | Contrato psicológico Expectativas Motivações Psychological contract Expectations Motivations |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | O presente estudo foi desenvolvido em conjunto com a Universidade do Minho e uma
organização líder em restauração moderna na península ibérica, sendo que os propósitos estão
intrinsecamente associados aos interesses desta última. Os principais objectivos do estudo eram:
perceber as motivações dos novos colaboradores assim como as suas expectativas no momento da
admissão e após o período de integração (estabelecido pela organização); compreender as diferenças
entre as expectativas de entrada e as expectativas pós-admissão, uma vez que a rotatividade nas
Unidades de Negócio do Grupo é elevada; aferir qual o impacto do processo de R&S na gestão das
expectativas e das motivações nos candidatos e analisar a perspectiva dos pivôs de recursos humanos
relativamente aos direitos e deveres da organização para com o colaborador e vice-versa.
Os participantes foram os pivôs de recursos humanos das marcas envolvidas no estudo – 3
participantes do sexo feminino e 1 do sexo masculino – e os colaboradores e potenciais colaboradores
da organização – 7 participantes do sexo feminino e 7 participantes do sexo masculino com média de
idades de 31 anos.
A metodologia utilizada foi elaborada especificamente para este estudo e envolveu uma
entrevista qualitativa semi-estruturada aplicada aos pivôs de recursos humanos das marcas e um
inquérito misto aplicado aos colaboradores e potenciais colaboradores.
Os principais resultados obtidos foram: as principais motivações dos colaboradores estão
associadas à carreira e ao facto de poderem evoluir para funções hierarquicamente superiores mas
também à remuneração e ao reconhecimento do trabalho realizado. No que diz respeito às diferenças
entre as expectativas de entrada e as expectativas pós-admissão podemos concluir que a maioria dos
participantes refere, numa perspectiva geral, não haver diferenças, no entanto factores como o pacote
remunerativo e o reconhecimento do trabalho realizado são os mais classificados como não tenho ido
ao encontro daquilo que esperavam. Podemos também aferir que o processo de R&S tem impacto na
gestão das expectativas e das motivações dos candidatos uma vez que nenhum dos participantes
referiu que a sua expectativa face à candidatura tinha diminuído após a entrevista e apenas dois
afirmaram que se tinha mantido igual. The present study was developed in conjunction with the University of Minho and a leading organization in modern catering in the Iberian Peninsula, and the purposes are closely related to the interests of this organization. The main objectives of the study were: to understand the motivations of new employees as well as their expectations at time of admission and after the integration period (established by the organization); to understand the differences between the expectations to be admitted, and expectations after admission, since the rotation in Business Units of the Group is high; assess the impact of the R&S process in expectations and motivations management on candidates and to analyze the perspective of human resources pivots about the rights and duties of the organization to the employee and conversely. The participants were the human resources pivots of the brands involved in the study – 3 female participants and 1 male – and the employees and potential employees of the organization – 7 female participants and 7 male participants with an average age of 31 years old. The methodology used was developed specifically for this study and involved a semi-structured qualitative interview to the human resources pivots of the brands and a mixed inquiry to the employees and potential employees. The main results obtained were: the foremost motivations of employees are associated to their career and to the fact that they can evolve to hierarchically higher positions but also to their income and acknowledgment of their work. Regarding the differences between the expectations to be admitted and the expectations after admission, we can conclude that the majority of participants reported no difference. We can also assess that the process of R&S has an impact on expectations and motivations management of the candidates, since none of the participants stated that their expectation regarding the job candidacy had decreased after the interview and only two stated that it had stayed the same. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19668 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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