Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/19593
Título: | Metodologia de desenvolvimento de novos produtos orientados para o mercado |
Autor(es): | Sousa, Carlos Eduardo Rodrigues de |
Orientador(es): | Nunes, Manuel L. |
Palavras-chave: | Orientação para o mercado Desenvolvimento de novos produtos Desempenho das PME Market orientation New product development SME performance |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | O desenvolvimento de novos produtos orientados para o mercado/cliente visa, na sua
essência, identificar, compreender e analisar quais os ativos num produto que o cliente
mais valoriza. Através de metodologias de orientação para o mercado, é possível
identificar informação de valor sobre o mercado alvo, e, com base nesta informação,
aplicar melhorias nas características e propriedades do novo produto desde o seu
desenvolvimento. Tudo isto permitirá desenvolver novos produtos com maior sucesso
e valor de mercado. O principal objetivo deste projeto de investigação é propor um
modelo para desenvolvimento de novos produtos orientados para o mercado/cliente,
em pequenas e médias empresas (PME).
Após a realização da revisão bibliográfica, foi desenvolvido um modelo conceptual de
desenvolvimento de novos produtos orientados para o mercado/cliente. Este modelo
foi aplicado numa pequena e média empresa. O desenvolvimento de uma filosofia de
orientação para o mercado numa empresa exige a aplicação de recursos significativos.
A maioria das PME não têm capacidade para desenvolverem esses recursos. No
entanto, o caso de estudo realizado permitiu constatar que através do
desenvolvimento de ações simples, as PME são capazes de aplicar positivamente
alguns dos conceitos da orientação para o mercado, conseguindo obter vantagens
competitivas resultantes do desenvolvimento de novos e melhores produtos, mais
rentáveis e mais bem-sucedidos no mercado.
A análise e discussão dos resultados permitiu identificar que a aplicação de técnicas de
orientação para o mercado, por parte da organização, no processo de
desenvolvimento de novos produtos poderá ser vantajosa em termos competitivos,
permitindo-lhe a expansão para novos mercados, assim como consolidar a sua posição
nos mercados atuais. The development of new products oriented to market/customer pursues, in essence, identify, understand and analyse which product resources are more valorised by the customer. Through methodologies of market orientation, it is possible to identify value information on the target market, and, based on this information, implement improvements in characteristics and properties of the new product since its development. All this will allow develop new products with higher success and market value. The main objective of this project research is to propose a model for the development of new product with market/customer orientation, in small and medium enterprises (SME). After conducting the literature review, a conceptual model was developed for the development of new products market/customer oriented. This model was applied in a small and medium enterprise. The development of a philosophy of market orientation in a company requires the application of significant resources. Most of SME don’t have the capacity to develop these resources. However, the case study revealed that by developing simple actions, SME are able to apply some of the positive concepts of market orientation, obtaining benefits resulting from the competitive development of new and better products, more profitable and more successful in the market. The analysis and discussion of the results identified that the application of market orientation techniques, by the organization, in the new product development process can be profitable in competitive terms, allowing the organization to expand into new markets, as well as consolidating its position in current markets. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19593 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carlos Eduardo Rodrigues de Sousa.pdf | 4,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |