Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/19550
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, José António Brandão | - |
dc.contributor.advisor | Núñez Sabarís, Xaquín | - |
dc.contributor.author | Abreu, Bruno Maurício Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-05T10:44:41Z | - |
dc.date.available | 2012-06-05T10:44:41Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.date.submitted | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/19550 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário | por |
dc.description.abstract | A leitura e o desenvolvimento de uma consciência intercultural constituiu um projeto de prática pedagógica em Português e Espanhol com o objetivo de promover competências de leitura e, simultaneamente, desenvolver, nos alunos, uma consciência intercultural. Para isso, este trabalho incidiu numa das formas naturais da literatura, mais precisamente, na leitura da narrativa. Na narrativa estão patentes os comportamentos e as vivências de uma determinada sociedade. Por isso mesmo, torna-se imprescindível que o aluno, como agente social e falante de línguas, reconheça esta multiculturalidade e que reflita sobre a mesma. De modo a atingir este objetivo, foram criados e implementados vários planos de aula que visavam o desenvolvimento das competências acima mencionadas, podendo-se neste trabalho consultar a forma como esses planos foram realizados. A partir do material recolhido, foi elaborada uma avaliação e uma conclusão sobre a pertinência do trabalho. | por |
dc.description.abstract | La lecture et le développement d´une conscience interculturelle prétend présenter un projet de pratique pédagogique en Portugais et en Espagnol avec l´objectif de promouvoir les compétences de lecture et, simultanément, développer, dans les élèves, une conscience interculturelle. Pour cela, ce travail a porté sur l´une des formes naturelles de la Littérature, plus précisément, dans la lecture du récit. Les comportements et les expériences d´une spécifique société sont reflétées dans le récit. Pour cette raison, il est essentiel que l´étudiant, comme agent social e parlant de langues, reconaisse ce multiculturalisme et réfléchisse sur ce sujet. Pour atteindre cet objectif, plusieurs plans de leçon ont été élaborés et appliqués afin de développer les compétences mentionné ci-dessus, on peut consulter dans ce travail la forme comme les plans ont été réalisés. Du matériel recueilli, une évaluation et une conclusion, sur la pertinence du travail, ont été élaborées. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Português | por |
dc.subject | Espanhol | por |
dc.subject | Narrativa | por |
dc.subject | Interculturalidade | por |
dc.subject | Portugais | por |
dc.subject | Espagnol | por |
dc.subject | Récit | por |
dc.subject | Interculturalisme | por |
dc.title | A leitura da narrativa e o desenvolvimento de uma consciência intercultural | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.subject.udc | 37.035 | por |
dc.subject.udc | 372.41 | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Bruno Maurício Rodrigues Abreu.pdf Acesso restrito! | 2,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |