Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19550

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, José António Brandão-
dc.contributor.advisorNúñez Sabarís, Xaquín-
dc.contributor.authorAbreu, Bruno Maurício Rodrigues-
dc.date.accessioned2012-06-05T10:44:41Z-
dc.date.available2012-06-05T10:44:41Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/19550-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractA leitura e o desenvolvimento de uma consciência intercultural constituiu um projeto de prática pedagógica em Português e Espanhol com o objetivo de promover competências de leitura e, simultaneamente, desenvolver, nos alunos, uma consciência intercultural. Para isso, este trabalho incidiu numa das formas naturais da literatura, mais precisamente, na leitura da narrativa. Na narrativa estão patentes os comportamentos e as vivências de uma determinada sociedade. Por isso mesmo, torna-se imprescindível que o aluno, como agente social e falante de línguas, reconheça esta multiculturalidade e que reflita sobre a mesma. De modo a atingir este objetivo, foram criados e implementados vários planos de aula que visavam o desenvolvimento das competências acima mencionadas, podendo-se neste trabalho consultar a forma como esses planos foram realizados. A partir do material recolhido, foi elaborada uma avaliação e uma conclusão sobre a pertinência do trabalho.por
dc.description.abstractLa lecture et le développement d´une conscience interculturelle prétend présenter un projet de pratique pédagogique en Portugais et en Espagnol avec l´objectif de promouvoir les compétences de lecture et, simultanément, développer, dans les élèves, une conscience interculturelle. Pour cela, ce travail a porté sur l´une des formes naturelles de la Littérature, plus précisément, dans la lecture du récit. Les comportements et les expériences d´une spécifique société sont reflétées dans le récit. Pour cette raison, il est essentiel que l´étudiant, comme agent social e parlant de langues, reconaisse ce multiculturalisme et réfléchisse sur ce sujet. Pour atteindre cet objectif, plusieurs plans de leçon ont été élaborés et appliqués afin de développer les compétences mentionné ci-dessus, on peut consulter dans ce travail la forme comme les plans ont été réalisés. Du matériel recueilli, une évaluation et une conclusion, sur la pertinence du travail, ont été élaborées.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectPortuguêspor
dc.subjectEspanholpor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectPortugaispor
dc.subjectEspagnolpor
dc.subjectRécitpor
dc.subjectInterculturalismepor
dc.titleA leitura da narrativa e o desenvolvimento de uma consciência interculturalpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc37.035por
dc.subject.udc372.41por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Bruno Maurício Rodrigues Abreu.pdf
Acesso restrito!
2,24 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID