Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/19537
Título: | Crianças de rua em Angola : caracterização das suas expressões culturais |
Autor(es): | Koppele, Brenda Engelien te |
Orientador(es): | Silva, Eugénio Alves da |
Palavras-chave: | Crianças de rua Expressões culturais Desenvolvimento Capacidades Investigação etnográfica Investigação participativa Street children Cultural expressions Development Capabilities Ethnographic research Participative research |
Data: | 2012 |
Resumo(s): | A investigação sobre as crianças de rua em Luanda: uma caracterização das suas
expressões culturais pretende caraterizar as expressões culturais que as crianças de rua
em Luanda usam no seu quotidiano. Através desta caracterização foi possível descobrir
de que maneira elas usam e manifestam as suas expressões culturais, qual é a sua
ligação com a cultura e a história da Angola, quais são as capacidades que as crianças
mobilizam nas expressões e de que maneira as crianças se desenvolvem através destas
expressões culturais, considerando a teoria de Howard Gardner sobre inteligências
múltiplas.
Esta investigação foi realizada com a participação das crianças de rua em Luanda, mais
propriamente as crianças da casa Magone, que é um centro de acolhimento que faz parte
da congregação católica Dom Bosco. Também participaram crianças que residem (por
um período) nos diferentes lugares de Luanda. O trabalho de campo foi concretizado
através da colaboração do VIS e do Dom Bosco, que me deram a possibilidade de estar
em contacto com as crianças deste estudo.
A investigação foi feita através da metodologia qualitativa com orientação etnográfica
que consistiu em conviver com as crianças da casa Magone durante partes do dia e da
noite, no centro de acolhimento e nas ruas. Além disso, convivi com diferentes grupos
de crianças que residem (por um tempo) nos diferentes lugares da cidade: Largo 1º de
Maio, Bairro do São Paulo e Avenida Marginal. Durante o convívio usei os recursos da
observação participante, entrevistas, conversas inesperadas e participei nas actividades
criadas pelas crianças.
A investigação assumiu a forma de um estudo de caso, o que implicou o envolvimento e
a participação das crianças num conjunto de actividades, num processo democrático,
onde são incluídas como cidadãs, com vista ao seu desenvolvimento pessoal e ao
desenvolvimento de competências e confiança (Kirby, 1999). Desta forma, não só foram
objecto de estudo mas tornaram-se investigadoras delas próprias. Assim, foram
incluídos desenhos, vídeos, fotografias e diários que são recursos produzidos e
aconselhados pelas próprias crianças. This research about street children in Luanda: a characterization of their cultural expressions – aims to characterize the cultural expressions that the street children use in their daily life. Through this characterization it was possible to discover how they use and express their cultural expressions, what is their connection with the culture and history of Angola, which skills the children are mobilizing in the cultural expression and in which way the children are developing themselves by these cultural expressions, considering the theory of Howard Gardner, about multiple intelligences. This research was conducted with the participation of street children in Luanda, mainly children from the house of Magone, which is a reception center, part of the catholic congragation Dom Bosco. Additional children who live (for a period) in different parts of Luanda also participated. The field work was accomplished through the collaboration of VIS and Dom Bosco, who gave me the opportunity to contact the children of this study. This research was conducted by a qualitative methodology with an ethnographic orientation, which included living together with the children of the house of Magone, for some parts of the day and the night in the reception centre and in the streets. Moreover, I lived together with different groups of children who were living (for a time) in different parts of the city: square of 1o de Maio, district of Sao Paulo and Marginal Avenue. During the field work I used the different resources of: participant observation, interviews, unexpected conversations and I participated in activities created by the children. This research assumed a case study, which implied the involvement and participation of children in a range of activities, in a democratic process, in which they are included as citizens, with a view to their personal development, developing skills and confidence (Kirby, 1999). In this way I not only considered them as study objects, but they became themselves researchers about their own subject. Accordingly are included: drawings, videos, photos and diaries that are produced and advised by the children themselves. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Sociologia da Infância |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19537 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Brenda Engelien te Koppele.pdf | 5,2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
ANEXOS 1.pdf | 4,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |