Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/19393
Título: | Aquisição de vocabulário em espanhol : que estratégias e tipos de abordagem? |
Autor(es): | Silva, Joana Rita Ferreira da |
Orientador(es): | Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade Dono López, Pedro |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | O presente projecto de intervenção pedagógica supervisionada tem como
objectivo principal contribuir para a elaboração e desenvolvimento de um projecto de
investigação sobre o uso de estratégias de aquisição de vocabulário.
Esta investigação foi implementada em contexto real de aprendizagem numa
Escola em Famalicão, numa turma de 10º ano de escolaridade, no ano lectivo
2010/2011.
Teve como objectivos: observar as competências lexicais evidenciadas pelos
alunos; recolher informação sobre as estratégias de aquisição de vocabulário utilizadas
pelos alunos; reflectir sobre as estratégias utilizadas pelo professor, facilitadoras à
aquisição de vocabulário por parte dos alunos; orientar os alunos, através de variadas
actividades, no sentido de utilizarem diferentes estratégias de aquisição de vocabulário
em contexto de ensino e aprendizagem e, reflectir e tirar conclusões sobre as estratégias
propostas.
No primeiro capítulo deste trabalho faço a análise das estratégias de aquisição de
vocabulário utilizadas pelos alunos e quais as suas principais dificuldades. Para tal, foi
aplicado um questionário aos alunos e foram observadas as aulas da professora
orientadora, o que me permitiu aferir que tipo de estratégias utilizavam os alunos ou
gostariam que fossem utilizadas para adquirir léxico.
O capítulo dois teve por base a intervenção pedagógica. Ao longo de cinco aulas,
abordei quatro temas: a casa; a cidade; a alimentação e, o meio ambiente. Estas aulas
viabilizaram o desenvolvimento de estratégias de aquisição de vocabulário, com recurso
a diferentes fontes (composições; fichas de trabalho e observação directa) e tendo em
conta distintos tipos de abordagem.
Os dados recolhidos confirmam que as estratégias utilizadas em contexto sala de
aula surtiram efeito, embora umas mais do que outras. Verifiquei que os alunos se
sentem motivados com a utilização das novas tecnologias, mas constatei que o sucesso
dos alunos deveu-se ao facto de as estratégias e a tipologia de exercícios serem
diversificadas.
As principais limitações a este estudo prendem-se com o facto de não ter sido
possível recolher mais dados, por falta de tempo. Tal permitiria uma melhor avaliação
do estudo e respectivo impacto. This pedagogical intervention project supervised aims of contributing to the development and implementation of a project research on the use of strategies for vocabulary acquisition. This research was implemented in a real context of learning in a school in Famalicão, with a class of 10th year, in the academic year 2010/2011. Had as objectives: to observe skills evidenced by the students; collect information on the vocabulary acquisition strategies used by students; to reflect on the strategies used by the teacher to facilitate vocabulary acquisition by students; to guide students through a variety of activities, to use different strategies to acquire vocabulary in context of teaching and learning and to reflect and draw conclusions about the strategies proposed. In the first chapter of this work do the analysis of vocabulary acquisition strategies used by students and what their main difficulties. To this end, a questionnaire was applied to students and the teacher guiding classes were observed, which allowed me to gauge what kind of strategies students used or would like to be used to purchase lexicon. Chapter two was based on the pedagogical intervention. Over five classes, I covered four themes: the house, the town, the food and the environment. These classes made possible the development of strategies for vocabulary acquisition, using different sources (compositions, worksheets and direct observation) and taking into account distinct types of approach. The data collected confirm that the strategies used in the classroom context were effective, although some more than others. I found that students are motivated by the use of new technologies, but found that the students’ success was due to the fact that the strategies and the type of exercises are diverse. The main limitations to this study relate to the fact that it was not possible to collect more data, for lack of time. This would allow a better evaluation of the study and its impact. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19393 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana Rita Ferreira da Silva.pdf Acesso restrito! | 4,88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |