Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/19260
Título: | A tradição socrática na sala de aula |
Autor(es): | Faria, Domingos José Matos Sousa |
Orientador(es): | Manso, Artur |
Palavras-chave: | Relatório de estágio Didáctica da filosofia Metodologia socrática Internship report Philosophy didactics Socratic methodology |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | O presente trabalho intitulado A Tradição Socrática na Sala de Aula é o relatório de
estágio em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário que decorreu no ano lectivo de 2010/2011
na Escola Secundária Alberto Sampaio – Braga, numa turma do 10º ano, onde se leccionou
ética, filosofia política e filosofia da religião. Nele se defende que a melhor forma de ensinar
filosofia no ensino secundário é praticar na sala de aula a tradição socrática, ou seja, a tradição
que estimula a compreensão, a discussão e o exame crítico entre os alunos dos problemas,
teorias, argumentos e conceitos da filosofia.
O relatório divide-se em quatro capítulos. No primeiro esclarecemos os problemas que
impulsionaram esta reflexão, o plano que se seguiu e o contexto onde se praticou a tradição
socrática. No segundo capítulo, reflectimos sobre os vícios mais recorrentes no ensino da
filosofia. No terceiro capítulo abordamos pormenorizadamente a herança, a natureza, a
relevância e os elementos da filosofia de tradição socrática. Finalmente, no quarto capítulo,
relatamos o que concretizamos na prática quanto ao método do ensino da filosofia aqui
defendido.
Para além dos capítulos centrais, o relatório contém, ainda, uma introdução, uma
conclusão, uma bibliografia e um apartado de anexos. The present paper, entitled The Socratic Tradition in the Classroom, is the report of the internship in Teaching Philosophy in High School which took place in the academic year of 2010/2011 in the Alberto Sampaio High School - Braga, during the course of which ethics, political philosophy and religion were taught. It is argued therein that the best way to teach philosophy in secondary school is to practice the Socratic tradition within the classroom, which is to say the tradition that stimulates the understanding, discussion and critical examination among students of the problems, theories, arguments and concepts of philosophy. The report is divided into four chapters. The first aims to clarify the problems that triggered this reflection, the plan which followed and the context in which the Socratic tradition was put into practice. In the second chapter, we reflected on the most recurrent vices in the teaching of philosophy. In the third chapter, we address in detail the heritage, nature, relevance and the elements in the philosophy of Socratic tradition. Finally, in the fourth chapter, we report what we achieved in practice regarding the method for teaching philosophy defended herein. Apart from the central chapters, the report contains, in addition, an introduction, a bibliography and a supplement of annexes. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19260 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Domingos Jose Matos Sousa Faria.pdf | Relatório de Estágio | 2,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |