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https://hdl.handle.net/1822/19139
Título: | Avaliar efeitos pessoais e profissionais das qualificações dos alunos do ensino profissional de nível secundário |
Autor(es): | Oliveira, Ângela Maria de Castro Silva |
Orientador(es): | Silva, Manuel António Ferreira da |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | O tema de dissertação desenvolvido no presente trabalho insere-se no âmbito do
ensino profissional de nível secundário do sistema educativo público português.
Pretendendo-se que os cursos profissionais constituam, de facto, uma modalidade de
ensino alternativa à do ensino tradicional, cuja procura e expansão têm sido notórias nos
últimos anos, que se caracteriza por uma forte ligação ao mundo do trabalho, onde o
desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão constitui um dos
seus objectivos essenciais, o estudo que se apresenta centra-se nos Efeitos Pessoais e
Profissionais das qualificações dos alunos do Ensino Profissional de nível secundário.
Neste contexto, e tendo como objectivo geral contribuir para o processo de reflexão
sobre os efeitos do ensino profissional naqueles que o frequentaram, definimos a
população-alvo considerada adequada para o efeito, que foi constituída pelos
formandos/diplomados que concluíram o curso profissional de Técnico de Marketing,
há três anos, por entendermos que o lapso temporal decorrido desde a obtenção do
diploma de nível secundário de educação e da certificação profissional de nível III,
reúne as condições mínimas necessárias para poder responder à questão de dissertação.
Para o efeito, utilizámos uma amostra aleatória simples e a entrevista como instrumento
privilegiado de recolha de informações, que depois de tratadas e analisadas são
apresentadas e discutidas, atendendo à natureza do estudo e aos seus objectivos.
No âmbito da avaliação de impactos que nos propusemos realizar para aferir
quais os Efeitos Pessoais e Profissionais dos alunos do Ensino Profissional de nível
secundário, pudemos constatar que as políticas educativas relativas a esta modalidade
de ensino, enquanto projecto de educação e de formação e no que ao nosso objecto de
estudo se refere, produziram os resultados esperados, no que à maioria aos seus
objectivos essenciais concerne nomeadamente, ao nível da promoção do 12.º ano como
escolaridade mínima; da redução das taxas de abandono e de insucesso escolares; e da
participação activa dos jovens na sociedade onde se inserem. Assim sendo, e num
contexto de mudanças profundas, a educação “mais do que um instrumento de
mobilidade social, constituiu na nossa opinião, uma possibilidade de enriquecimento e
de dignificação da pessoa” (Pais, 2003:50). The theme of the thesis developed in this study is related to the vocational teaching of secondary school students from the Portuguese public system of education. As vocational courses perform, in fact, an alternative way of teaching to the traditional one, whose demand and expansion have been notorious in the last few years, and which is characterized by a strong connection to the labour market, where skills development for the exercise of a profession is one of its key objectives, this research focuses on the Effects of Personal and Professional Qualifications of Vocational Education among Secondary School Students. In this context, and aiming to contribute to the overall process of reflection on the effects of vocational education in those who attended it, we define the target population considered adequate for this purpose, who was formed by students/graduates that completed the vocational course of Marketing Technician, because we believe that the lapse time elapsed since the achievement of the diploma of secondary education and professional certification of level III, meets the minimum conditions necessary to answer the question of the thesis. For this end, we used a simple random sample and the interview as a privileged instrument for gathering information, which after being processed and analyzed is presented and discussed, considering the nature of the study and its goals. Within the evaluation of impacts that we set out to assess which Effects of Personal and Professional Qualifications of Vocational Education among Secondary School Students, we found that educational policies regarding this type of education as a project of education and training and in what our subject of study refers to, yielded the expected results, as the majority of their key goals, such as the promotion of high school degree as the minimum educational qualification, reducing dropout rates and school failure, and the active participation of young people in the society they belong to. Thus, in a context of profound changes, education “more than a tool for social mobility, was in our opinion, a possibility of enrichment and dignity of the person” (Pais, 2003:50). |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Avaliação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19139 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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