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https://hdl.handle.net/1822/19118
Título: | Estratégias pedagógicas e avaliação das aprendizagens em formações modulares certificadas : estudo de um caso |
Autor(es): | Faria, Elsa Maria Pereira |
Orientador(es): | Castro, Rui Vieira de |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | As estratégias pedagógicas e a avaliação das aprendizagens são factores essenciais nas
acções de formação profissional e assumem particularidades no contexto de educação e
formação de adultos. A presente investigação incidiu sobre as Estratégias Pedagógicas e a
Avaliação das Aprendizagens em Formações Modulares Certificadas (FMC), que correspondem a
acções de formação de curta duração inscritas no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ),
que podem ser organizadas em percursos de curta duração desenvolvidos de forma flexível,
atendendo aos interesses, necessidades e disponibilidade dos adultos.
Esta investigação teve por objectivos explorar como é perspectivado o contexto de
formação pelos actores-chave que actuam no âmbito das FMC; reconhecer as suas concepções
sobre as estratégias pedagógicas e a avaliação das aprendizagens; reconhecer as práticas
pedagógicas e de avaliação empreendidas; identificar os factores que influenciam as opções
pedagógicas e de avaliação das aprendizagens; identificar os graus de autonomia e negociação
dos formadores na definição das estratégias pedagógicas e de avaliação das aprendizagens; e
verificar se os discursos dos formadores e dos restantes actores-chave acerca do contexto, das
estratégias pedagógicas e da avaliação das aprendizagens são confluentes ou se reflectem
tensões.
Os resultados de investigação permitiram verificar que as estratégias pedagógicas e de
avaliação das aprendizagens adoptadas pelos formadores assentam em diferentes perspectivas
e compreendem formas de operacionalização distintas atendendo a circunstâncias específicas
relacionadas com as acções de formação e os actores envolvidos. Apesar das diferenças
verificadas existe acordo relativamente à necessidade de adoptar estratégias pedagógicas e de
avaliação das aprendizagens que se adeqúem às características do público adulto. Também se
verifica a existência de um reconhecimento generalizado das competências pedagógicas,
técnicas e científicas dos formadores, que na óptica dos formandos e do gestor do projecto de
formação, legitima as suas opções pedagógicas. Apesar desta sintonia, as questões que se
colocam nesta dissertação merecem uma reflexão aprofundada, quer no campo científico quer
no campo pedagógico, uma vez que o desenvolvimento de estratégias pedagógicas
verdadeiramente democráticas e de uma avaliação formativa devem ser fruto de uma
negociação consciente e de uma participação activa por parte dos formandos. Pedagogical strategies and learning evaluation are crucial in vocational training and they assume particular shapes within the context of adult education and training. This research focused on Pedagogical Strategies and Learning Evaluation in Modular Training that match short term training courses included in the National Catalog of Qualification. These training courses can be arranged in short periods of time and be organized in a flexible way regarding adults’ interests, needs and availability. The main goals of this research were: to explore how adults training context is viewed by Modular Training key players; to recognize conceptions about pedagogical strategies and learning evaluation process; to recognize pedagogical and learning evaluation process practices; to identify factors that induce trainers’ pedagogical and assessment methods; to identify trainers’ level of autonomy and negotiation into pedagogical strategies and evaluating learning processes; and, to verify if the speech of trainers and other key players about the context, pedagogical strategies and learning evaluation are confluent or if they reveal conflicts. The research results show that pedagogical and learning evaluation strategies adopted by the trainers follow different perspective and completion methods according to specific circumstances related with the training action and players involved. Despite some differences all players agree that the pedagogical strategies and learning evaluation must be adequate to the adult learners. There also exists a general recognition of trainers’ pedagogical, technical and scientific competences that take place when the project manager and trainees accredit trainers’ options. Despite this recognition, the questions of this research worth some reflection in scientific and pedagogical fields, because democratic pedagogical strategies and formative evaluation should be developed through continuous appraisal, conscientious negotiation and trainee’s active participation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Avaliação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19118 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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