Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/19110

TítuloAvaliação externa de um agrupamento de escolas : um estudo de caso acerca dos seus efeitos organizacionais
Autor(es)Silva, Maria do Céu Oliveira da
Orientador(es)Silva, Manuel António Ferreira da
Data2011
Resumo(s)O presente trabalho inscreve-se na temática da avaliação das organizações educativas, em particular no processo de avaliação externa das organizações escolares. A centralidade da avaliação no contexto das políticas educativas e das organizações escolares tem sido objeto de muitos trabalhos. Neste âmbito, pretende-se compreender os efeitos do processo de avaliação em contexto da organização escolar, algumas das suas implicações em termos de reformulação e mudança na ação da organização. Por referência a estes elementos, procura-se elucidar o papel da avaliação nas organizações e apresentar certas linhas de força que configuram o processo avaliativo das mesmas. A política educativa que norteia o processo de avaliação apresenta como objetivo mudar e melhorar a ação da organização. O objetivo deste trabalho é questionar esse discurso e discutir o seu alcance. No âmbito do Sistema Educativo Português, a escola E.B.2,3 identifica-se como um contexto educativo singular, atendendo a esta singularidade e convictos de que, hoje, é possível identificar-se, no terreno educativo, um tempo de mudanças célere, nomeadamente a nível da avaliação, emergiu o primeiro normativo destinado à avaliação do sistema de ensino não superior, a Lei 31/2002, de 20 de dezembro. Este quadro traduz a importância que a avaliação institucional passou a adquirir no contexto das políticas educativas, impondo às organizações escolares a integração de procedimentos de avaliação como instrumento de mudança e de melhoria da mesma. A partir desta base, procurou-se questionar e compreender como é que as mudanças afetaram a ação da organização escolar, fazendo-o a partir da interpelação relativa às conceções e modalidades de avaliação, não descurando o caráter polissémico do conceito de avaliação, centrando nas conceções que sustentam a organização escolar e a avaliação da mesma e sua correlação com os contextos educativos. Neste pressuposto, optou-se por um estudo de natureza qualitativa/interpretativa, apropriado ao caráter subjacente à problemática da avaliação nas escolas, no sentido de dar a conhecer as suas singularidades, através dos discursos de dezasseis participantes/entrevistados inseridos em contexto educativo.
This work is part of the thematic assessment of educational organizations, particularly in the process of external assessment of school organizations. The centrality of assessment in the context of educational policies and school organizations has been the goal of a lot of works. In this area, we wish to understand the effects of the assessment process in the context of school organization, some of its implications in what concerns to reform and change of the organization‟s action. By reference to these elements, it is necessary to explain the role of assessment in organizations and present some main ways that belong to its assessment process. Educational policy, that guides the assessment process, has as aim to change and improve the organizational action. The aim of this study is to question this discourse and discuss its scope. Under the Portuguese educational system, school E.B. 2, 3 is known by its unique educational context. Regarding this uniqueness and believing that today, it is possible to identify, in the field of education, a time of fast change, namely related with assessment, the first legislation intended to evaluate the system of non-higher education was published, the Law 31/2002 of 20th December. This shows the importance that institutional assessment has acquired in the context of educational policies, imposing to school organizations the integration of the procedures of assessment, as instrument of change and improvement. Following this thought, we have tried to question and understand how the changes affected the action of school organization, questioning on the concepts and methods of assessment, not forgetting the different meanings of the concept of assessment, focusing on concepts that support the organization and assessment of the same school and its correlation with the educational contexts. Under this assumption, we have chosen one qualitative/interpretative study, suitable to underlying problems of assessment in schools, in order to point out their singularities, in the speeches of sixteen participants/ respondents in their own educational context.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/19110
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria do Céu Oliveira da Silva.pdf1,19 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos da dissertação.pdf823,13 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID