Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/19110
Título: | Avaliação externa de um agrupamento de escolas : um estudo de caso acerca dos seus efeitos organizacionais |
Autor(es): | Silva, Maria do Céu Oliveira da |
Orientador(es): | Silva, Manuel António Ferreira da |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | O presente trabalho inscreve-se na temática da avaliação das organizações educativas,
em particular no processo de avaliação externa das organizações escolares.
A centralidade da avaliação no contexto das políticas educativas e das organizações
escolares tem sido objeto de muitos trabalhos. Neste âmbito, pretende-se compreender os
efeitos do processo de avaliação em contexto da organização escolar, algumas das suas
implicações em termos de reformulação e mudança na ação da organização. Por referência a
estes elementos, procura-se elucidar o papel da avaliação nas organizações e apresentar certas
linhas de força que configuram o processo avaliativo das mesmas. A política educativa que
norteia o processo de avaliação apresenta como objetivo mudar e melhorar a ação da
organização. O objetivo deste trabalho é questionar esse discurso e discutir o seu alcance.
No âmbito do Sistema Educativo Português, a escola E.B.2,3 identifica-se como um
contexto educativo singular, atendendo a esta singularidade e convictos de que, hoje, é possível
identificar-se, no terreno educativo, um tempo de mudanças célere, nomeadamente a nível da
avaliação, emergiu o primeiro normativo destinado à avaliação do sistema de ensino não
superior, a Lei 31/2002, de 20 de dezembro. Este quadro traduz a importância que a avaliação
institucional passou a adquirir no contexto das políticas educativas, impondo às organizações
escolares a integração de procedimentos de avaliação como instrumento de mudança e de
melhoria da mesma.
A partir desta base, procurou-se questionar e compreender como é que as mudanças
afetaram a ação da organização escolar, fazendo-o a partir da interpelação relativa às conceções
e modalidades de avaliação, não descurando o caráter polissémico do conceito de avaliação,
centrando nas conceções que sustentam a organização escolar e a avaliação da mesma e sua
correlação com os contextos educativos. Neste pressuposto, optou-se por um estudo de natureza
qualitativa/interpretativa, apropriado ao caráter subjacente à problemática da avaliação nas
escolas, no sentido de dar a conhecer as suas singularidades, através dos discursos de
dezasseis participantes/entrevistados inseridos em contexto educativo. This work is part of the thematic assessment of educational organizations, particularly in the process of external assessment of school organizations. The centrality of assessment in the context of educational policies and school organizations has been the goal of a lot of works. In this area, we wish to understand the effects of the assessment process in the context of school organization, some of its implications in what concerns to reform and change of the organization‟s action. By reference to these elements, it is necessary to explain the role of assessment in organizations and present some main ways that belong to its assessment process. Educational policy, that guides the assessment process, has as aim to change and improve the organizational action. The aim of this study is to question this discourse and discuss its scope. Under the Portuguese educational system, school E.B. 2, 3 is known by its unique educational context. Regarding this uniqueness and believing that today, it is possible to identify, in the field of education, a time of fast change, namely related with assessment, the first legislation intended to evaluate the system of non-higher education was published, the Law 31/2002 of 20th December. This shows the importance that institutional assessment has acquired in the context of educational policies, imposing to school organizations the integration of the procedures of assessment, as instrument of change and improvement. Following this thought, we have tried to question and understand how the changes affected the action of school organization, questioning on the concepts and methods of assessment, not forgetting the different meanings of the concept of assessment, focusing on concepts that support the organization and assessment of the same school and its correlation with the educational contexts. Under this assumption, we have chosen one qualitative/interpretative study, suitable to underlying problems of assessment in schools, in order to point out their singularities, in the speeches of sixteen participants/ respondents in their own educational context. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/19110 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria do Céu Oliveira da Silva.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexos da dissertação.pdf | 823,13 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |