Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/18603

TítuloPercepções dos professores quanto à educação dos alunos com necessidades educativas especiais
Autor(es)Magalhães, Ana Isabel da Silva
Orientador(es)Correia, Luís de Miranda
Palavras-chaveInclusão
Necessidades educativas especiais
Educação especial
Ensino regular
1.º Ciclo do Ensino Básico
Estudo quantitativo
Inclusion
Special needs
Special education
General education
Elementary school
Methodology study
Data2011
Resumo(s)O presente estudo teve por finalidade descrever as percepções de um grupo de professores no que respeita à educação dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para tal, recorreu-se ao questionário Percepção dos Professores Quanto à Educação de Alunos com Necessidades Educativas Especiais (Correia, 2005), constituído por itens que versavam sobre aspectos fulcrais na educação de alunos com NEE: atitudes, recursos e colaboração. Os dados foram recolhidos junto de 228 professores do ensino regular das escolas básicas do 1.ºciclo do concelho de Braga. Através de uma análise descritiva dos dados constatou-se que, embora os professores concordem com as bases conceptuais da inclusão, têm ainda muitas dúvidas acerca dos efeitos provocados pela inclusão dos alunos com NEE no ensino regular. Além disso, não consideram que a escola e eles próprios estejam preparados para receber, da forma mais adequada, estes alunos. Acreditam que os serviços de educação especial podem fazer a diferença na educação dos alunos com NEE e concordam com a elaboração de Programas Educativos individualizados e de ajustamentos e adequações curriculares que se considerem necessários. No entanto, defendem que os alunos com NEE necessitam de mais atenção do que aquela que eles lhe podem dar e que os recursos existentes não são os suficientes para que o processo de atendimento a estes alunos seja bem sucedido. Admitem que a colaboração entre os agentes educativos que intervêm neste processo é fundamental, bem como a dos encarregados de educação, mas evidenciam dúvidas quanto à sua participação efectiva. As qualidades psicométricas do instrumento utilizado foram também analisadas, tendo os resultados indicado uma consistência interna entre α= .65 e α= .73, com o valor médio de α= .69 (através do Alpha de Cronbach), sendo este valor considerado razoável (Pestana & Gageiro, 2003). Por sua vez, utilizando uma rotação varimax, a análise factorial demonstrou, que os factores Atitudes, Recursos e Colaboração explicam 31,25% da variância, corroborando a importância dada a estes aspectos por muitos investigadores e grande parte da organização do questionário feita pelo autor do mesmo.
This study aims to describe the perceptions of a group of teachers regarding the education of students with Special Educational Needs. To that end, we used the questionnaire Teacher Perceptions Regarding the Education of Students with Special Educational Needs (Correia, 2005). It consists of items on the subject that focus on key aspects of educating students with Special Needs, like: attitudes, resources and collaboration. The data for the questionnaire were collected from 228 regular education teachers in elementary schools from the municipality of Braga. A descriptive analysis of the data showed that, although teachers agree with the conceptual basis of inclusion, they still have many doubts about the effects caused by the inclusion of students with special needs in general education. Besides, they also do not consider that they and the schools are not appropriately prepared to receive these students. They believe that special education services can make a difference in the education of students with special needs and agree with the development of a individualized education program, and also whatever curriculum adjustments and adaptations that are deemed needed. However, they argue that students with special needs require more attention than the one they can supply and that the existing resources are not sufficient to enable that the process of serving these students be a successful one. They also admit that the collaboration among all the educational providers, together with that of the parents is essential to the process, although the results show some concern considering their effective participation. The psychometric qualities of the instrument were also analyzed and the results indicated an internal consistency between α = .65 and α = .73 with the average value of α = .69 (using Cronbach's Alpha), and this value was considered reasonable (Gageiro & Pestana, 2003). In turn the factorial analysis, which used a varimax rotation, showed that the factors Attitudes, Collaboration and Resources explain 31.25% of the variance, confirming the importance given to these aspects by many of the researchers and for the most part of the organization of the questionnaire made by the author.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/18603
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Isabel da Silva Magalhães.pdf3,32 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID