Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18291
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carrão, Eduardo Vitor Miranda | - |
dc.contributor.author | Silva, Bento Duarte | - |
dc.contributor.author | Pereira, Rosilene | - |
dc.date.accessioned | 2012-04-02T10:53:48Z | - |
dc.date.available | 2012-04-02T10:53:48Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.issn | 1138-1663 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/18291 | - |
dc.description | Citação bibliográfica: Carrão, Eduardo; SILVA, Bento & Pereira, Rosilena (2007). Repensar as TIC na escola e na educação. In A. Barca, M. Peralbo, A. Porto, B. Duarte da Silva & Almeida, L. (Eds.). Actas do IX Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía. Corunha: Universidade da Corunha, pp. 594-601. (ISSN 1138-1663) | por |
dc.description.abstract | As mudanças por que vem passando o mundo atual impõem a necessidade de se ressignificarem muitos dos valores e dos costumes formulados para a educação. O encurtamento das distâncias e a velocidade cada vez maior da ocorrência dos fatos vem provocando impactos com relação aos modos de ver e de sentir dos grupos humanos, influenciando as mais variadas práticas sociais, inclusive a educação. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tomam posicionamento assumindo responsabilidades funcionais numerosas e um papel estratégico. Dão o estímulo e induzem a novas possibilidades de diálogo, à troca, ao ouvir o outro, à diversidade e a inclusão, democratizam o conhecimento, contribuindo para a autonomia e a liberdade de expressão, ampliando seus horizontes de ação e de reflexão. Estes desafios, provocados em grande parte pelo rompimento social proporcionado pelas TIC, a par dos processos de globalização comunicacional, estabelecem o desafio da educação, da escola e dos professores, enfatizando o repensar dos seus papéis à luz das TIC e das novas linguagens por estas representadas. Estas questões têm sido objeto da nossa investigação nos últimos anos e, assim, nesta comunicação, propomo-nos partilhar algumas dessas reflexões, contribuindo para repensar o lugar e o papel das TIC na escola e na educação. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidad de A Coruña | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Repensar as TIC na escola e na educação | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 19 - 21 Set. 2007 | por |
oaire.citationStartPage | 594 | por |
oaire.citationEndPage | 601 | por |
oaire.citationConferencePlace | Corunha, Espanha | por |
oaire.citationTitle | IX Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía | por |
sdum.conferencePublication | IX Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Repensar as TIC na escola e na educação.pdf | 796,48 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |