Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18216
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, Rui A. R. | - |
dc.contributor.author | Carballo Cruz, Francisco | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, J. Cadima | - |
dc.date.accessioned | 2012-03-29T14:08:11Z | - |
dc.date.available | 2012-03-29T14:08:11Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/18216 | - |
dc.description.abstract | A introdução de um comboio de altas prestações numa linha mista no eixo Porto-Vigo terá importantes consequências sobre o modelo de transporte da euro-região Norte de Portugal-Galiza. A sua avaliação deve ter em consideração várias dimensões analíticas: microeconómica, macroeconómica, espacial e de rede. Uma análise desta natureza deve incidir sobre um número restrito de alternativas de traçado e de conectividade. Globalmente foram avaliadas duas grandes possibilidades para o troço português do eixo Porto-Vigo: construção de uma linha de raiz Braga-Valença e utilização temporária da actual infra-estrutura Porto-Braga; e construção de uma linha de raiz Porto-Valença. Os condicionantes em termos de traçado e de conectividade, associados ao tráfego de passageiros, vêem-se ainda amplificados ao ter em consideração as racionalidades subjacentes à movimentação de mercadorias. O presente trabalho propõe um novo modelo de transporte para a região, no qual o comboio assume um papel preponderante. Ademais, analisa e discute diversos aspectos fundamentais para aprofundar o conhecimento sobre os efeitos económicos e territoriais do projecto em estudo, centrando a análise no território português directamente afectado. Os aspectos de natureza estratégica são também uma prioridade. Neste âmbito, as questões da articulação territorial e da construção de um novo modelo de transporte merecem especial destaque. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Transporte ferroviário de altas prestações | por |
dc.subject | Sistema de transportes | por |
dc.subject | Desenvolvimento da euro-região Norte de Portugal-Galiza | por |
dc.title | Efeitos económicos da melhoria da ligação ferroviária Porto-Vigo na euroregião Norte de Portugal-Galiza | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.idcaixanova.com/idiii/?p=319 | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 22-24 Octubre, 2008 | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 19 | por |
oaire.citationConferencePlace | Vigo, Espanha | por |
oaire.citationTitle | I Congreso Internacional Ingeniería Civil y Territorio Galicia -Norte de Portugal | por |
sdum.conferencePublication | I Congreso Internacional Ingeniería Civil y Territorio Galicia -Norte de Portugal | por |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
029-2.pdf | Artigo completo | 1,75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |