Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/18143
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Angelo Manuel Morgado | - |
dc.contributor.author | Silva, Bento Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2012-03-28T11:01:00Z | - |
dc.date.available | 2012-03-28T11:01:00Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.isbn | 972-8746-13-05 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/18143 | - |
dc.description.abstract | Nesta comunicação os autores estudam o uso dos manuais escolares na disciplina de Educação Visual, focando, em mais particular, a representatividade da imagem da obra de arte nos manuais desta disciplina, uma das grandes áreas da educação artística presentes na organização curricular do ensino básico. Ou seja, num tempo marcado pela tecnologia dos bits, os autores procuram averiguar a utilidade do manual na óptica dos seus utilizadores e autores (alunos, professores, autores/editores). Para isso, adoptaram uma metodologia de investigação de tipo survey, baseada, por um lado, numa análise documental dos manuais existentes e comercializados no ano lectivo de 2003-04, criando para este efeito grelhas de análise de conteúdo, e, por outro lado, recolheram a opinião, através de questionário, de professores da disciplina de Educação Visual e de alunos das 23 escolas da rede escolar (3º ciclo do ensino básico) do concelho de Vila Nova de Gaia, bem como de autores/editores dos manuais. Os resultados mostram que o manual continua a ser um importante recurso pedagógico, actuando como guia de orientação das aulas, sendo que a principal valorização para a disciplina de Educação Visual recai na sua utilidade para a leitura de imagens. No campo específico da obra de arte, alguns manuais (ainda que em número diminuto) sugerem a Internet como suporte complementar indicando sítios associados ao desenvolvimento de conteúdos da disciplina de Educação Visual. Na opinião dos autores desta comunicação, esta complementaridade, praticada ainda de forma ténue, permite vislumbrar o caminho a trilhar na produção dos manuais escolares nos tempos actuais da Sociedade da Informação. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | A imagem da imagem da obra de arte no uso dos manuais escolares de educação visual | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 507 | por |
oaire.citationEndPage | 526 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
oaire.citationTitle | IV Congresso Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação : Challenges 2005 | por |
sdum.conferencePublication | IV Congresso Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação : Challenges 2005 | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A imagem da imagem da obra de arte no uso dos manuais escolares de educação visual.pdf | 263,76 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |