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https://hdl.handle.net/1822/18041
Título: | Turismo cultural em Guimarães: o perfil e as motivações do visitante |
Autor(es): | Marques, Vitor Carvalho |
Orientador(es): | Remoaldo, Paula Cristina Almeida |
Palavras-chave: | Turismo cultural Turismo urbano Motivações de viagem Perfil do visitante Cultural tourism Urban tourism Travel motivation Tourist profile |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Historicamente identificamos algumas motivações principais, tais como, o comércio, a religião, a
necessidade de mudança, o estatuto social, a aprendizagem pessoal e a curiosidade, que
continuam a ser centrais para analisar as motivações das viagens e do turismo contemporâneo.
Tal como nas marcas de produtos e ou serviços, quem valida o valor das marcas é o
consumidor, sendo essencial identificar e perceber as percepções, emoções, motivos, atributos e
associações que o consumidor constrói e possui sobre um destino. Este é um dos desafios a que
esta investigação se propôs atender.
Como estudo de caso escolhemos a cidade de Guimarães. Esta cidade afirma-se
progressivamente como uma cidade emergente no domínio do turismo cultural urbano na
Europa. Assim, pretendemos identificar e conhecer o perfil e as principais motivações deste
crescente número de visitantes. Pretendemos ainda completar este projecto de investigação
com estudos complementares nos anos seguintes, recolhendo informação, através da aplicação
de inquéritos aos visitantes, de antes e depois da realização da Capital Europeia da Cultura em
2012. Os dados recolhidos serão depois objecto de estudo após este importante evento cultural
de dimensão internacional, de modo a estabelecer comparações e fazer análise aos impactos do
evento, na área do turismo cultural urbano e em particular no que se refere à imagem do
destino e das motivações dos seus visitantes.
Para atingirmos os objectivos delineados partimos de três hipóteses de trabalho.
Hipótese 1. Guimarães não é um destino turístico autónomo, constituindo um destino
complementar a outros destinos de Portugal e mais especificamente do norte de Portugal;
Hipótese 2. Os atributos físicos, patrimoniais e arquitectónicos são a principal motivação de
visita; Hipótese 3. Quanto maior for o ajuste entre os atributos percebidos da imagem de uma
Marca Destino e as motivações de procura dos seus visitantes, maior será a probabilidade de
recomendação de visita ao Destino.
Através da aplicação e posterior análise de inquéritos aos visitantes, foi possível, além de
elaborar um perfil do visitante, conhecer os principais atributos associados à imagem do destino
Guimarães. Partindo destas informações elaborámos um conjunto de propostas para a
estratégia de comunicação do destino. Historically motivations such as commerce, religion, the need for change, social status, personal learning, and curiosity, have been identified as central for any analysis of contemporary tourism and travel motivations. As in product or services, he who validates value for brands is the consumer, to identify and understand the perceptions, emotions, motives, attributes and associations that the consumer may construct regarding a given destination, is essential. This being one of the challenges this investigation has undertaken. As a case study the city of Guimarães was chosen. This city is progressively affirming itself as an emergent urban cultural destination in Europe. Therefore we intend to identify and know the growing visitors profile and their main motivations. It is also our intention to complete this investigation with more studies, by surveys to visitors, in the following years, gathering information before and after Guimarães hosts the European Capital of Culture in 2012. All data will then be part of a study after this important event to compare and evaluate the impacts in the area of urban cultural tourism, particularly regarding the image of the destination and the motivation of visitors. To achieve our goals, we started from three working hypotheses. Hypotheses 1- Guimarães is not an autonomous destination, but integrates as complement other northern Portuguese destinations; Hypotheses 2 – The physical attributes, patrimony and architecture are the main tourist motivation; Hypotheses 3, The greater the adjustment between the perceive attributes of the destination, and the motivations of visitors, the higher will be the probability of recommendation. By the analysis of a survey to visitors, it was possible not only to establish a visitor’s profile, but also identify the main attributes associated to the image of the destination Guimarães. From this analysis we elaborated a number of proposals for the destinations communication strategy. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Património e Turismo Cultural |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/18041 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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