Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/17775

TítuloCompromisso organizacional : a validade da sua medida
Autor(es)Pinto, Avelino Rodrigo Araújo Semelhe Sousa
Orientador(es)Keating, José
Palavras-chaveCompromisso organizacional
Medida
Validade
Tempo de resposta
Organizational commitment
Measure
Validity
Response time
Data2011
Resumo(s)Existe pouco consenso entre os investigadores, relativamente ao conceito de compromisso organizacional e às suas medidas. A investigação que tem sido realizada sobre este constructo sugere que maiores níveis de compromisso organizacional podem acarretar vantagens tanto para as organizações como para os próprios colaboradores. Neste sentido, dada a relevância que o compromisso organizacional tem vindo a adquirir, urge esclarecer e alcançar um consenso relativamente ao seu conceito e assegurar a validade das medidas que são utilizadas para o avaliar. Em Portugal, existem poucas medidas de compromisso organizacional adaptadas e validadas para a população portuguesa. Assim, o presente estudo procura analisar a versão portuguesa do Organizational Commitment Questionnaire (OCQ), instrumento originalmente desenvolvido por Mowday, Steers & Porter (1979), adaptado e validado para a população portuguesa por Carochinho, Neves & Jesuíno (1998). Pretende-se detetar e compreender a origem de possíveis problemas com a sua estrutura e com a formulação dos itens na versão portuguesa. Ao mesmo tempo, procura-se também fornecer contributos para a validade do constructo. Os dados foram obtidos junto de 16 colaboradores, numa empresa do setor das Tecnologias da Informação, situada no norte de Portugal. Para a obtenção dos dados foi aplicado individualmente o OCQ a cada colaborador, através de um computador, recorrendo para isso ao programa SuperLab (vs 4.5). Este programa, para além da obtenção dos scores dos colaboradores, permite o registo dos tempos de resposta para cada item (tempo que decorre entre a apresentação do item e a seleção da resposta por parte do participante). Após a aplicação do questionário foram também realizadas entrevistas aos colaboradores (com a aplicação de técnicas da Entrevista Cognitiva). Os resultados obtidos parecem indicar a existência de problemas de construção no OCQ. Destacam-se os seguintes problemas: problemas ao nível de interpretação em alguns itens (expressões ambíguas, múltiplas interpretações e complexidade na sua formulação); ao nível da formação de julgamentos (possíveis dificuldades para os colaboradores, em determinados itens, devido à ausência de padrões de comparação considerados essenciais para a formação da sua resposta) e uma possível maior suscetibilidade, de alguns itens, a estratégias de edições de resposta (efeito de desejabilidade social, p. ex). Os dados obtidos junto dos colaboradores levam a crer que será importante avaliar não apenas os seus níveis de compromisso afetivo, mas também os seus níveis de compromisso instrumental. O OCQ parece avaliar sobretudo a dimensão afetiva do compromisso, porém, alguns itens do questionário parecem também refletir uma dimensão mais instrumental do compromisso. Outro dado importante deste estudo, consiste no facto de os tempos de resposta parecerem ser efetivamente bons indicadores de possíveis problemas nos itens dos questionários. Os dados obtidos sugerem que um maior grau de dificuldade dos itens (dificuldade percebida pelos colaboradores) está associado a um maior tempo de resposta.
There is little consensus among researchers about the concept and the measures of organizational commitment. Research on organizational commitment suggests that higher levels of organizational commitment, may bring benefits to both organizations and employees. Thus, given the importance that Organizational Commitment has been gaining, it is necessary to clarify and reach a consensus about its definition, and at the same time, ensure the validity of its measures. In Portugal, there are few measures of Organizational Commitment adapted and validated for the Portuguese population. Thus, the purpose of this study is to analyze the Portuguese version of the Organizational Commitment Questionnaire (OCQ), a measure originally developed by Mowday, Steers & Porter (1979), and adapted and validated for the Portuguese population by Carochinho, Neves & Jesuíno (1998). This study aims to detect and understand possible problems in the OCQ, concerning both its structure and the formulation of items in the Portuguese version. Simultaneously, the present work aims to contribute to the validity of the organizational commitment construct. Data were collected from 16 employees from one Information Technology company located in northern Portugal. In order to gather the data the OCQ was applied individually to each employee, through a computer, by using Superlab (vs 4.5) software. In addition to obtaining the scores of employees, this program allows the recording of response times for each item (time elapsed between the item presentation and the response selection by the participant). After applying the questionnaire, interviews were also conducted with employees (using Cognitive Interview techniques). The results seem to indicate the existence of construction problems in the OCQ. The main problems included the following: interpretation problems in some items (ambiguous terms, multiple interpretations, complexity in its formulation); judgment problems (potential difficulties for employees in some items, due to lack of standards of comparison essential to form a response) and a potential higher susceptibility of some items to response editing processes (e.g. social desirability effect). The data collected from the employees suggest that it would be important to assess not only their affective commitment levels, but also their levels of instrumental commitment. The OCQ seems to assess mostly the affective dimension of commitment, however, some items of the questionnaire also appear to reflect a more instrumental dimension of commitment. The results also seem to suggest that response times can actually help to identify problematic items in a questionnaire. The data obtained indicates that higher levels of item difficulty (difficulty perceived by employees) are associated with higher response times.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/17775
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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