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https://hdl.handle.net/1822/17319
Título: | Voluntariado como expressão de dádiva: uma abordagem institucionalista do voluntariado da Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa |
Autor(es): | Fernandes, Armando Jorge Teixeira |
Orientador(es): | Mourão, Paulo |
Palavras-chave: | Voluntariado Dádiva Terceiro sector Institucionalismo Volunteering Gift Third sector Institucionalism |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | O presente estudo discute o voluntariado na sua perspectiva formal e
institucionalista. O objectivo é demonstrar que a prática do voluntariado é hoje tida
como um fenómeno social em ascensão, promovida em diferentes quadrantes da
sociedade e conotada como prática de cidadania activa, responsável e
propiciadora de uma cultura de solidariedade social que se preocupa com os mais
desfavorecidos.
Simultaneamente, recorre-se à perspectiva Maussiana sobre a dádiva,
exultando a emergência de um novo ciclo de relações pessoais e sociais assentes
na obrigação dicotómica do Dar, Receber e Retribuir. Ou seja, tida como uma
prática simbólica e minimamente materialista, a dádiva promove uma nova forma
de estar nas relações interpessoais, convocando um sentimento de obrigação
social colectiva em detrimento dos interesses individuais e da materialidade das
trocas sociais.
Assim, apresenta-se a base teórica para problematizar a crise e as
incapacidades do Estado e do Mercado com a ascensão do Terceiro Sector,
sustentada na força económica do voluntariado como expressão da dádiva. Isto é,
procura-se perceber como a dádiva, enquanto essência da acção voluntária,
preconiza uma rede de relações socioeconómicas, tidas como Economia da
Dádiva, e lançam o Terceiro Sector para a ribalta dos poderes sociais, políticos e
económicos.
Para uma melhor compreensão da força do voluntariado, como expressão
da dádiva, do seu peso e do seu papel neste novo paradigma de solidariedade
social, de emergência do sector social, apresenta-se um estudo de caso com a
Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa, com uma amostra de
431 voluntários, onde conseguimos aferir o seu perfil sociodemográfico,
percepcionar os determinantes, as motivações da sua acção voluntária e,
sobretudo, analisar a importância e relevância do trabalho dinamizado por estes
voluntários, na orgânica, na implementação dos projectos e nas respostas sociais
desenvolvidas pela instituição. Um dos resultados obtidos corresponde ao perfil
do voluntário da instituição que se caracteriza como sendo na sua maioria mulher,
entre os 22 e os 50 anos de idade, solteira, sem filhos, com habilitações literárias
entre o ensino secundário e superior, residente no tecido urbano do concelho de
Guimarães e com uma actividade ocupacional nas áreas da saúde, edução e
social. Avaliou-se, ainda, que entre 2009 e 2010 a DG CVP desenvolveu 30
projectos, envolveu directamente 196 voluntários e beneficiou 1622 pessoas na
comunidade, espelhando o papel do voluntariando na economia social. This study discusses volunteering work in its formal and institutional perspective. The purpose is to show that today volunteering practice is viewed as a rising social phenomenon, promoted in different areas of society and is labeled as a practice of active citizenship, responsible and propitiatory of a social solidarity culture which concerns itself with those that are less fortunate. Simultaneously, we resort to the Maussian perspective about gift, exalting the emergency of a new cycle of personal and social relationships based in the dichotomous obligation of the Give, Receive and Return. In other words, taken as a symbolic practice and minimally materialistic, the gift promotes a new way of being in the interpersonal relationships, summoning a feeling of collective social obligation over the individual interests and material aspect of social exchanges. Therefore, we present the theory basis to question the crisis and the inability of the Government and Markets with the rise of the Third Sector, supported by the economic strength of volunteering as an expression of the gift, meaning, we strive to understand how the gift, as the essence of the volunteering action, advocates a network of socio-economic relations, taken as a Gift Economy, and launch the Third Sector forward towards the spotlight of social, political and economical powers. For a better understanding of the strength of volunteering, as expression of the gift, its weight and part in this new paradigm of social solidarity emerging in the social sector, we present a case study with the Guimarães Delegation of the Portuguese Red Cross, with a sample of 431 volunteers, where we can assess their sociodemographic profile, perceive its determinants, the motivations of their volunteering action and, above all, analyze the importance and relevance of the work streamlined by the volunteers, both in the organization, the implementation of projects and in the social responses developed by the institution. One of the obtained results matches the volunteer profile of the institution which is characterized in its most part by a woman, between 22 and 50 years old, single, with no offspring, with qualifications between high school (secondary school terminology in Portugal) and college education, residing in the urban framework of Guimarães county and with an occupational activity in the health, education and social support areas. It was also assessed that, between 2009 and 2010 the DG CVP (Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa) developed 30 projects, directly involved 196 volunteers and benefited 1622 persons in the community, mirroring the part of volunteering in the social economy. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia Social |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/17319 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
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