Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/17245
Título: | Diagnóstico das atribuições causais de estudantes manauaras a partir do Questionário das Atribuições sobre o Rendimento Escolar |
Autor(es): | Silva, Gisele Cristina Resende Fernandes da Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento Silva, Iolete Ribeiro da Miranda, Lúcia Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Atribuição causal Rendimento escolar Propriedades psicométricas do QARE |
Data: | 2011 |
Editora: | Sociedade Portuguesa de Psicologia |
Resumo(s): | Os construtos motivacionais e sistemas de crenças foram pensados para conduzir as ações das pessoas a partir do feedback social que recebem ao realizar uma atividade. Uma das teorias que investiga a motivação é a Teoria das Atribuições Causais que prevê que o ser humano busca compreender as causas e os motivos existentes na realização de tarefas, e isso ocorrem em todos os ambientes que ele freqüenta, inclusive na escola. No ambiente escolar o estudante elabora atribuições para explicar o rendimento acadêmico e a partir dessas atribuições que podem estar localizadas no lócus interno ou externo ao sujeito pode-se identificar as explicações para o rendimento escolar, um dos aspectos da aprendizagem. Essas construções de controle psicológico estão relacionadas ao desempenho dos indivíduos em situações e sucesso. No presente trabalho buscou-se identificar as atribuições causais dos estudantes manauaras sobre o rendimento escolar. A amostra foi de 1011 estudantes e o instrumento utilizado foi o Questionário das Atribuições para o Rendimento Escolar (QARE de Almeida & Miranda, 2008 adaptado por Mascarenhas, 2010). Para o tratamento dos dados utilizou-se de análises fatoriais. As causas apontadas para o rendimento escolar foram categorizadas em oito fatores, sendo quatro para o bom desempenho (Fator 1: Estudos – organização e estratégias, Fator 2: Professores e estrutura externa material, Fator 3: Capacidades e habilidades cognitivas, Fator 4: Sorte e apoio externo) e quatro para o fraco desempenho (Fator 1: Estudos – organização, estratégias e motivação, Fator 2: Capacidades e habilidades cognitivas, Fator 3: Professores e apoio externo (família) e Fator 4: Sorte e estrutura material externa). O Alfa de Cronbach do QARE foi de 0, 85 para os itens relacionados ao bom desempenho e 0, 89 para os itens relativos ao fraco desempenho acadêmico. Concluiu-se que a análise das atribuições causais colabora para a elaboração de ações interventivas na escola, pois avaliam o que os principais sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem pensam e sentem em relação ao rendimento e que o questionário QARE apresenta fiabilidade para o contexto brasileiro na região amazônica. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/17245 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diagnóstico das atribuições causais de estudantes.pdf | Artigo em Actas | 103,28 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |