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https://hdl.handle.net/1822/16814
Título: | Consumo experiencial e valor percebido : contributos para compreender as experiências de consumo de actividades físicas em ginásios |
Autor(es): | Patrício, Hugo de Figueiredo Basto |
Orientador(es): | Pereira, Maria Teresa Soares |
Palavras-chave: | Consumo experiencial Marketing das experiências Marketing experiencial Valor percebido Geração e co-criação de valor Tipos de valor Experiential consumption Marketing of the experiences Experiential marketing Perceived value Generation and co-creation of value Types of value |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | Uma das formas recentemente evidenciadas de obter vantagem competitiva consiste no enfoque
estratégico atribuído às experiências que o consumidor vivencia. Contudo, não existe muita
pesquisa que considere a visão do consumidor sobre as experiências de consumo, despertando
para a necessidade de aproximar as percepções sobre a experiência entre as organizações e os
consumidores. Esta investigação explora a percepção das experiências vivenciadas em
actividades físicas em ginásios na óptica do consumidor, procurando compreender também que
tipos de valor são gerados pelas experiências, e como se pode co-criar valor experiencial.
Adoptando uma abordagem metodológica qualitativa, aplicou-se dois métodos de recolha de
dados, o grupo de foco exploratório e entrevistas em profundidade a consumidores de
actividades físicas em ginásios. A análise de dados recorreu-se do uso da análise de conteúdo,
análise temática, análise de frequências e da análise circular.
Os resultados obtidos sugerem a existência de disparidades na percepção das experiências entre
os consumidores e a organização, focando-se a análise em quatro tipos de actividades
experienciais: o entretenimento, a estética, a educação e o escapismo. Surgiram também cinco
componentes determinantes (a prossecução de interesses/objectivos pessoais, a interacção, a
estimulação, os objectivos de 2ª ordem e o desejo pelo epistémico) como pré-condições para o
reconhecimento de eventos ou cenários experienciais como sendo momentos de experiência. As
informações obtidas revelam todo um conjunto de diferentes tipos de valor gerados e co-gerados
nas actividades experienciais, nomeadamente os valores de eficiência, “play”, epistémico, valor
estético, valor social sugerindo a criação de um novo tipo de valor, o valor educacional.
Esta investigação permite aproximar a percepção da experiência entre o consumidor e a
organização, evidenciando a existência de pré-condições para o reconhecimento de momentos
experienciais, bem como a compreensão da geração e co-geração de diferentes tipos de valor no
âmbito das actividades físicas em ginásios/health clubs. One of the ways recently indicated to obtain competitive advantage consists of the strategic focus ascribed to the experiences lived by the consumer. However, there is not much research considering the consumer's perspective about the consumption experiences, making a wake up call for the need of approaching the experiences perceptions between the organizations and the consumers. This investigation explores the perception of the experiences lived in physical activities in gyms/health clubs assuming the consumer's viewpoint, trying also to understand what types of value are generated by the experiences, and how experiential value can be cocreated. Adopting a qualitative methodological approach, it was applied two methods to collect the data, the exploratory focus group and in depth interviews. The data analysis has been made by content analysis, thematic analysis, frequencies analysis and circular analysis. The obtained results suggest disparities in the perception of the experiences between the consumers and the organization, focusing the analysis in four types of experiential activities: the entertainment, the aesthetics, the education and the escapism. It also appeared five decisive components (the prosecution of personal interests/objectives, the interaction, the stimulation, the 2nd order objectives and the desire for the epistemic) as pre conditions for the recognition of experiential events or sceneries as being moments of experience. The obtained information reveal an entire group of different types of value generated and co-generated in the experiential activities, namely the efficiency value, "play" value, epistemic value, aesthetic value, social value suggesting equally the addition of a new type of value, the educational value. This investigation allows approaching the experience perception between the consumer and the organization, suggesting the existence of pre-conditions for the recognition of experiential moments, as well as the comprehension of generation and co-generation of different types of value in the extent of the physical activities in gyms/health clubs. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/16814 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |