Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/16148

TítuloEstado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação
Autor(es)Antunes, Fátima
Sá, Virgínio
Palavras-chave(multi)Regulation of education
Competing struggles
Explanations
Policies of choice
School publics
Data2010
EditoraAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)
RevistaRevista Brasileira de Educação
CitaçãoANTUNES, Fátima and SA, Virgínio. Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.45, pp.468-486. ISSN 1413-2478. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782010000300006.
Resumo(s)O texto apresenta alguns resultados de uma investigação recentemente concluída que, genericamente, se inscreve nos complexos processos de (multi)regulação da educação. O estudo desenvolveu-se num concelho do norte de Portugal (convencionalmente designado Vila Formosa), circunscrevendo-se às escolas com oferta de ensino secundário. A análise dos dados sugere que, na topografia complexa dos processos de (multi)regulação do campo escolar, a combinação de medidas de política educativa com recursos e cursos de acção que as diferentes escolas e as diversas categorias de famílias e jovens detêm e adoptam constituem uma tríade de fontes de dinâmicas, umas vezes convergentes, outras vezes em tensão que, por seus efeitos sociológicos cumulativos, geram a reordenação do campo de lutas concorrenciais em torno da educação, lutas essas que parecem penalizar sobretudo as famílias que já sofrem de outras desvantagens.
The text presents some results of a recently concluded investigation that, generically, is part of the complex processes of the (multi) regulation of education. The study was developed in a district in the north of Portugal (conventionally designated Vila Formosa) and was limited to schools that offered secondary education. The analysis of the data suggests that, in the complex topography of the processes of (multi)regulation of the school field, the combination of measures of educational policy with resources and courses of action that the different schools and the diverse categories of families and young people possess and adopt constitute a triad of dynamic sources, sometimes convergent and sometimes tense, that, by their cumulative sociological effects, generate the re-ordination of the field of competing struggles in education that seem to penalize, above all, the families that already suffer other disadvantages.
El texto presenta algunos resultados de una investigación recientemente finalizada que, genéricamente, se inscribe en los complexos procesos de (multi) regulación de la educación. El estudio se desarrolló en un consejo del norte de Portugal (asignado convencionalmente Vila Formosa), circunscribiéndose a las escuelas con oferta de enseñanza secundaria. El análisis de los datos sugiere que, en la compleja topografía de los procesos de (multi)regulación del campo escolar, la combinación de medidas de política educativa con los recursos y los cursos de acción que las diferentes escuelas y las diversas categorías de familias y jóvenes retienen y que adoptan, constituyen una tríada de fuentes de dinámicas, unas veces convergentes, otras veces en tensión que, por sus efectos sociológicos acumulativos, generan la reordenación del campo de luchas competitivas alrededor de la educación y de los resultados de esas luchas que parecen penalizar principalmente a las familias que ya sufren de otras desventajas.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/16148
DOI10.1590/S1413-24782010000300006
ISSN1413-2478
Versão da editorahttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782010000300006
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Estado, escolas e famílias.pdf499,27 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID