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https://hdl.handle.net/1822/15893
Título: | Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática |
Autor(es): | Anfilóquio, Ângela Cristina Marques |
Orientador(es): | Martins, Ana Paula Loução Boavida, Ana Maria Dias Roque de Lemos |
Palavras-chave: | Dificuldades de aprendizagem específicas Dificuldades de aprendizagem específicas em matemática Monitorização com base no currículo Specific learning disabilities Specific learning disabilities in mathematics Curriculum-based measurement |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Esta investigação tem por finalidade analisar a utilização de uma prova de
monitorização com base no currículo na área da Matemática como meio de identificar
alunos em risco de desenvolverem dificuldades de aprendizagem específicas em
Matemática. Para isso, e tendo como referência a investigação quantitativa, foram
administradas provas da monitorização com base no currículo, ao longo de cinco
semanas, a 367 crianças que frequentavam o segundo ano do Ensino Básico. Foi avaliado
o impacto das variáveis independentes, género e número, sobre os resultados através da
análise descritiva e inferencial.
Os resultados deste estudo revelaram que as provas de monitorização com base no
currículo na área da Matemática são económicas, rápidas e fáceis de aplicar. A fidelidade
dos resultados, analisada através do coeficiente de correlação r de Pearson indicou uma
forte correlação entre eles (r =0,828). As pontuações obtidas pelas raparigas e pelos
rapazes, nas provas referidas, não apresentaram diferenças estatisticamente
significativas, enquanto os resultados obtidos nos diferentes agrupamentos de escolas
revelaram. O percentil 20 situou-se no valor 19 ou abaixo dele, o que neste estudo
significa que 80 alunos estão em risco de desenvolver dificuldades de aprendizagem
específicas em Matemática. Uma análise comparativa com outros estudos revelou que
existem diferenças, relativamente à pontuação utilizada para a definição do risco. This research aims to examine the use of curriculum-based measurement as a way to identify students at risk for the development of specific learning disabilities in Mathematics. Using a quantitative research method, data were gathered from a sample of 367 students enrolled in second grade of Basic Education. A curriculum-based measurement prove was used to collect data. Data were analyzed using descriptive and inferential statistics. The results of this study revealed that the curriculum-based measurement probes that were used were economical, quick and easy to apply. The reliability of results was strong (r de Pearson=0,828). The scores obtained by girls and boys do not reveal statistical significant differences between them, while the results in different school clusters show differences. The 20th percentile value stood at 19 or below, which means that within these results, 80 students are at risk for developing specific learning disabilities in Mathematics. A comparative analysis with other studies showed differences in relation to the scores used to define the risk. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15893 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ângela Cristina Marques Anfilóquio.pdf | 839,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |