Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/15872

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVeloso, Ana Luísa de Oliveira Marques-
dc.contributor.authorLopes, Joana Bacelar-
dc.date.accessioned2011-12-27T11:15:05Z-
dc.date.available2011-12-27T11:15:05Z-
dc.date.issued2011-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/15872-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia do Trabalho, Organizações e Recursos Humanos)por
dc.description.abstractA presente dissertação pretende, após revisão bibliográfica sobre a temática, estudar os constructos de Satisfação Laboral e Compromisso Organizacional de forma independente e numa última fase correlacionar os mesmos com o intuito de analisar a existência de uma correlação entre as variáveis. Para o efeito, recorreu-se ao Questionário Interno de Satisfação Laboral da organização onde o estudo foi efectivado, e às Escalas das Três Componentes de Compromisso Organizacional preconizadas por Mayer e Allen (1997) na versão portuguesa de Nascimento, Lopes & Salgueiro (2008), aplicados a uma amostra de 91 colaboradores a prestar serviço em regime de outsourcing numa multinacional alemã da área da saúde. Os principais resultados alcançados postulam a não existência de diferenças significativas entre as variáveis demográficas e a Satisfação Laboral; a existência de diferenças significativas entre a Antiguidade do Colaborador e o seu nível de Compromisso, evidenciando assim que quanto menor a antiguidade, menor o compromisso e por fim, a não correlação entre as duas dimensões em estudo sugerindo uma análise diferenciada para cada uma.por
dc.description.abstractThis thesis, after review on the subject, pretends to study the constructs of the Job Satisfaction and independent organizational commitment. In a final phase correlate the same with the aim of analyzing the existence of a correlation between variables. To do so, it was resorted to the Internal Questionnaire on job satisfaction of the organization where the study took place, and to the tree components of Organizational Commitment proposed by Mayer and Allen (1997) in the Portuguese version of Nascimento, Lopes and Salgueiro (2008), applied to a sample of 91 employees that provide service in an outsourcing regime in a German healthcare multinacional. The main results reached show the non existence of significative differences between the demographic variables and job satisfaction; the existence of significative differences between the Colaborater´s Antiquity and his level of Commitment, thus demonstrating that the lower the seniority, the lower commitment, and that, finaly, there is a lack of correlation between the two dimensions in study, suggesting a differentiated analysis for each.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSatisfação laboralpor
dc.subjectVariáveis demográficaspor
dc.subjectCompromisso organizacionalpor
dc.subjectJob satisfactionpor
dc.subjectDemographic variablespor
dc.subjectOrganizational commitmentpor
dc.titleSatisfação e compromisso em colaboradores a prestar serviços em regime de outsourcingpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc658.3-
dc.subject.udc159.944-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Bacelar Lopes.pdf304,62 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID