Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/15476
Título: | Competências de estudo e rendimento académico de alunos da Universidade Pedagógica de Moçambique |
Outro(s) título(s): | Competences of study and academic income from the university students of Mozambique |
Autor(es): | Donaciano, Bendita Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Ensino superior Competências de estudo Estratégias de aprendizagem Rendimento escolar Higher education Competences of study Strategies of learning School income |
Data: | 2011 |
Editora: | Universidad de A Coruña |
Resumo(s): | Esta comunicação aborda as estratégias de aprendizagem e organização de estudo em estudantes
do ensino superior. O estudo tomou uma amostra de alunos do 1º e do 3º anos da Universidade Pedagógica (UP) em
Moçambique. Para aquisiçao das vivências dos estudantes elaboramos um questionário com treze perguntas abertas
direccionadas para três dimensões: (i) a dimensão cognitiva que tem a ver com o nível de compreensão dos conteúdos
que vão aprendendo e como soluccionam os seus problemas académicos; (ii) a dimensão comportamental na qual
encontramos os métodos que usam para organizar o tempo, materiais e outros aspectos concretos do estudo; (iii) por
fim a dimensão motivacional na qual percepcionamos sobre as motivações que os levam a frequentar o curso e a
investir nas actividades académicas. Na base das suas respostas identificamos os itens a incluir na Escala de
Competências e Estratégias de Aprendizagem no Ensino Superior (ECEA-Sup), desenvolvendo então os estudos de
validação desta escala em Moçambique. Após vários estudos a ECEA-Sup foi aplicada a 465 estudantes, tendo-se
procedido a análise factorial exploratória para a identificação das várias dimensões e apreciada a consistência interna.
Assim, a comunicação apresenta diferenças nas quatro dimensões identificadas (Comportamentos diários, estratégias
de compreensão, motivação e avaliação) tomando os estudantes em função do ano e em função do curso. This paper approaches the learning strategies and study organization in higher education students. The study has taken a sample of the 1st and 3rd years students from Pedagogic University (UP) in Mozambique. To get the students' performances we set up a questionnaire with thirteen open questions directed to three dimensions: (i) the cognitive dimension – which has to do with the level of understanding of the contents they learn and how they solve their academic problems; (ii) the behavioral dimension - in which we look for methods they use for time managemte and organization of materials and other concret aspects of the study; and lastly; (iii) motivacional dimension - in which we perceive the motivations they have for the courses and for their selfinvestment on the academic ativities. On the base of their answers we identified the items to be included in the Scale of Competences and Strategies of Learning in the Higher education (ECEA-Sup), developing the studies of validation of the scale in Mozambique. After several studies, ECEA-Sup was applied in 465 students and exploratory factor analysis has carried out for identification of various dimensions and appreciation of the internal consistency. So, the founding presents differences in four identified dimensions (daily behaviors, understanding strategies, motivation and evaluation) taking the students according to the year and to the course. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/15476 |
Versão da editora: | www.udc.es/congresos/psicopedagoxia |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Competências de estudo e rendimento académico de alunos da Universidade Pedagógica de Moçambique.pdf | Artigo em Actas | 4,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |