Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14936
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, António Carvalho da | - |
dc.date.accessioned | 2011-12-07T15:25:40Z | - |
dc.date.available | 2011-12-07T15:25:40Z | - |
dc.date.issued | 2011-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/14936 | - |
dc.description.abstract | Na sequência de uma investigação cujo objecto era o conhecimento gramatical escolar (Silva, 2008), na qual se realizaram análises diversas a partir de um corpus de 15 gramáticas de Português, pretende-se, agora, introduzir um olhar específico sobre os modos de (re)configuração da gramática do texto (Lewandowski, 1986: 176) ou da gramática do discurso (Xavier & Mateus, 1992: 193). Assumimos, aqui, como hipótese de reflexão, a de que o conhecimento gramatical se institui não só como saber declarativo da aula de Português, mas também como conteúdo instrumental, que pode fundamentar as competências de leitura e de escrita. Nesse sentido, a motivação central desta comunicação será a de apresentar dados da análise de conteúdo desses compêndios, em particular do subdomínio da linguística textual com o objectivo de avaliar a perspectiva dos gramáticos relativamente à função instrumental do ensino da gramática. Assim, estaremos a contribuir para que se continue, tal como pensa Crystal (1992), a redescobrir a gramática, ao nível do domínio textual. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Gramática escolar | por |
dc.subject | Competências verbais | por |
dc.title | Modos de (re)configuração da gramática textual: desenvolvimento de competências de leitura e escrita | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 7-9 set. 2011 | por |
oaire.citationStartPage | 221 | por |
oaire.citationEndPage | 232 | por |
oaire.citationConferencePlace | Coruña, Espanha | por |
oaire.citationTitle | XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía | por |
sdum.conferencePublication | XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Modos de (re)configuração da gramática textual.pdf | 101,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |