Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14912
Título: | Identidade profissional em mutação : um estudo sobre os formadores dos Centros Novas Oportunidades |
Autor(es): | Vieira, Susana Maria da Silva |
Orientador(es): | Castro, Rui Vieira de |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | As transformações sociais a que assistimos nos dias de hoje reflectem-se na
escola, também esta em mudança acelerada, o que exige dos professores a assunção de
diferentes papéis. Estas alterações traduzem-se num desafio ao significado do que é ser
professor e têm dado lugar a uma nova visão de desenvolvimento profissional.
Tendo como base esta ideia, o presente trabalho, sob a designação de Identidade
Profissional em Mutação. Um Estudo sobre os Formadores dos Centros Novas
Oportunidades, resulta de um estudo desenvolvido no campo da Educação de Adultos e
tem como tema central o processo de reconstrução da identidade profissional de
professores que se tornaram educadores de adultos nos Centros Novas Oportunidades.
Procurámos, deste modo, conhecer os processos de trabalho desenvolvidos por
estes profissionais, bem como a influência dos referenciais teóricos na regulação da sua
acção. Foi também nossa intenção dilucidar a importância dos processos formativos na
reinvenção da prática, quer no que diz respeito à integração de saberes advindos da
acção em contexto de trabalho, quer a iniciativas de valorização profissional.
Pretendemos, por fim, perceber o processo de desenvolvimento profissional à luz do
conceito de ‗Aprendizagem ao Longo da Vida‘.
Assim, tendo perspectivado as vozes dos sujeitos na investigação que
desenvolvemos, registámos tentativas dispersas de reorganização identitária através de
movimentos de atracção/ distanciamento face à mudança. Verificámos, por isso,
incursões, ora na pedagogia tradicional, ora na aprendizagem situada, facto que nos
permitiu posicionar os sujeitos num lugar intermédio entre a tradição e a inovação.
Por fim, a dissonância entre a força dos discursos dos sujeitos e a realidade das
suas práticas levou-nos a concluir a existência de uma reconfiguração da identidade em
conflito. The social changes that are taking place nowadays reflect on school, being this one also in an accelerated change, which demands to teachers the assumption of different roles. These changes turned into a challenge in what the meaning of being a teacher is and it has taken place to a new vision of professional development. Taking into account this idea, the present work, entitled Professional Identity in Mutation. A Study about trainers in the New Opportunities Centers, results from a study developed in the Adults‘ Education field/area and it has as main theme the reconstruction process of teachers‘ professional identity who have become adults‘ educators in the New Opportunities Centers. We looked for, thus, to know the working processes developed by these professionals, as well as the influence of theoretical referentials in the regulation of their action. It was also our intention to delucidate the importance of the formative processes in the reinvention of the practice whether in the integration of knowledges from the action working contexts or from initiatives of professional improvement. We intended, finally, to understand the process of professional development to the light of the concept of ―Long Life Learning‖. This way, bearing in mind the individuals‘ voices investigated, we have registered scattered attempts of identity reorganization through the attraction/detachment movements towards change. We have checked, for that, incursions either in traditional pedagogy or in situated learning, which allowed us to position the individuals in an intermediate level, between tradition and innovation. Finally, the dissonance between the individuals‘ speeches and the reality of their practices took us to reach the conclusion of the existence of a reconfiguration of the identity in conflict. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14912 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Susana Maria da Silva Vieira.pdf Acesso restrito! | 2,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |