Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14854

TítuloSociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI
Outro(s) título(s)Information, knowledge and learning society: challenges for education in the XXIth century
Autor(es)Coutinho, Clara Pereira
Lisbôa, Eliana Santana
Palavras-chaveSociedade da informação
Conhecimento
Aprendizagem
Tecnologias digitais
TIC
Information society
Knowledge
Learning
Digital technologies
ICT
DataOut-2011
EditoraUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação
RevistaRevista de Educação
Resumo(s)No presente artigo vamos reflectir sobre os grandes desafios que o despontar da Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem colocam à educação neste início de milénio. Começamos por analisar o conceito de Informação, matéria-prima que está na base da construção do conhecimento e da comunicação entre as pessoas. Debruçar-nos-emos em seguida sobre os conceitos de Conhecimento e Aprendizagem, alicerces de uma nova sociedade globalizada que se apoia na inovação, na ciência, na tecnologia na investigação em que o conhecimento é um bem flexível, sempre em expansão e em mudança, uma sociedade a que todos podem aceder para utilizar e partilhar informação de forma individual ou em comunidades. Finalizamos reflectindo sobre as implicações desta nova sociedade na educação, salientando a responsabilidade que a escola de hoje tem em formar cidadãos críticos, criativos, capazes de resolver os problemas de um mundo globalizado e altamente competitivo
In this article we consider the major challenges that faces education at the beginning of the millennium due to the collapse of the Information Knowledge and Learning Society. Webegin by examining the concept information, the raw material that forms the basis of knowledge and communication between people. We will address then on the concepts of Knowledge and Learning, central in the development of a new global society that everyone can use to access and share information individually or in communities. We conclude by reflecting on the implications of the network society in education, stressing the responsibility that today's schools is to train a critical, creative, able to solve the problems of a globalized and highly competitive.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14854
ISSN0871-3928
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Revista_Educação,VolXVIII,nº1_5-22.pdf366,99 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID