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https://hdl.handle.net/1822/14709
Título: | Análise da implementação do currículo local no currículo do ensino básico em Moçambique |
Autor(es): | Manhiça, Glória Pedro |
Orientador(es): | Pacheco, José Augusto |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | A dissertação consiste numa análise da reforma curricular em Moçambique,
particularmente, o Currículo Local (20% do tempo de aprendizagem), considerada
uma inovação do Currículo do Ensino Básico, tendo como propósito, a identificação
das potencialidades e dos constrangimentos evidenciados em todo o processo da sua
implementação.
Tendo como base teórica, o desenvolvimento curricular, sobretudo os
conceitos de currículo, de desenvolvimento curricular e de reforma, a investigação,
de natureza qualitativa e quantitativa, decorreu no distrito de Manhiça, província de
Maputo, abrangendo um total de quatro escolas. No total, foram inquiridos
professores (n=109) através de questionário e de entrevista (n=10), nomeadamente, 7
dirigentes das escolas (3 directores e 4 directores adjuntos pedagógicos), o Chefe da
Repartição dos Serviços de Educação Juventude e Tecnologia, a Directora Adjunta e
a Chefe do Currículo Local, ambas do Instituto Nacional de Desenvolvimento da
Educação - INDE.
Além disso, foi utilizada a análise documental, com incidência na análise dos
documentos sobre a reforma e o Currículo Local e sobre a planificação dos
professores.
Depois de obtidos os dados e submetidos à análise de conteúdo e processados
através de procedimentos estatísticos, as principais evidências empíricas permitem
concluir: i) há uma compreensão deturpada, pelos professores, do significado do
conceito Currículo Local; ii) regista-se uma falta de envolvimento de outros actores
educativos na fase de concepção; iii) predomina a falta de concretização das etapas
sugeridas para a implementação da inovação; iv) há falta de domínio de conteúdos do
Currículo Local e de compreensão.
Em função dos resultados deste estudo sobre o Currículo Local em
Moçambique, a partir de dados recolhidos no distrito de Manhiça, e apesar de as
conclusões não poderem ser generalizadas, poder-se-á afirmar que, os professores
sentem constrangimentos na implementação do Currículo Local, tais como: a falta de
capacitação ou de capacitação adequada e sistemática, a falta de supervisão nos
diferentes níveis e a falta da colaboração por parte da comunidade. The present dissertation consists of the analysis of the curricular reform process of Mozambique, particularly concerning the Local Curriculum (which comprises 20% of the learning period) considered to be an innovative aspect of the Elementary Education Curriculum, aiming to identify the potentialities and constraints made evident throughout its implementation. Taking Curriculum Development as a theoretical framework, mostly the concepts of curriculum, curriculum development, and reform, the research process, qualitative and quantitative nature, has taken place in our schools of the district of Manhiça, province of Maputo. In total, teachers were inquired by survey (n=109) and interview (n=10), namely 7 school directors (3 directors, and 4 pedagogical assistant directors), the Head of the Services of Education, Youth and Technology, the Assistant Director and the Head of Local Curriculum, both of the National Institute for Educational Development – INDE. Furthermore, documental analysis was used, focusing on documents concerning the reform and the Local Curriculum, and teachers’ curriculum plans. Once the data were obtained, they were subject to content analysis or statistical procedures, generating empirical evidence which leads us to conclude: i) there is a miscomprehension, by teachers, of the concept of Local Curriculum; ii)there is a lack of involvement of other educational actors in the conception phase; iii) some steps suggested for the implementation of innovation have not been followed through; iv) there is a lack of understanding and mastery of the concepts regarding Local Curriculum. In function of the results of this study of the Local Curriculum in Mozambique from data collected in the district of Manhiça, and despite the fact that the conclusions may not be generalized, we may state that teachers feel constraints to the implementation of the Local Curriculum, such as the lack of adequate and systematic training, the lack of supervision at the various levels, and the lack of community collaboration. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14709 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Gloria Pedro Manhica.pdf Acesso restrito! | Dissertação de mestrado | 2,94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |