Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14709

TítuloAnálise da implementação do currículo local no currículo do ensino básico em Moçambique
Autor(es)Manhiça, Glória Pedro
Orientador(es)Pacheco, José Augusto
Data2010
Resumo(s)A dissertação consiste numa análise da reforma curricular em Moçambique, particularmente, o Currículo Local (20% do tempo de aprendizagem), considerada uma inovação do Currículo do Ensino Básico, tendo como propósito, a identificação das potencialidades e dos constrangimentos evidenciados em todo o processo da sua implementação. Tendo como base teórica, o desenvolvimento curricular, sobretudo os conceitos de currículo, de desenvolvimento curricular e de reforma, a investigação, de natureza qualitativa e quantitativa, decorreu no distrito de Manhiça, província de Maputo, abrangendo um total de quatro escolas. No total, foram inquiridos professores (n=109) através de questionário e de entrevista (n=10), nomeadamente, 7 dirigentes das escolas (3 directores e 4 directores adjuntos pedagógicos), o Chefe da Repartição dos Serviços de Educação Juventude e Tecnologia, a Directora Adjunta e a Chefe do Currículo Local, ambas do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação - INDE. Além disso, foi utilizada a análise documental, com incidência na análise dos documentos sobre a reforma e o Currículo Local e sobre a planificação dos professores. Depois de obtidos os dados e submetidos à análise de conteúdo e processados através de procedimentos estatísticos, as principais evidências empíricas permitem concluir: i) há uma compreensão deturpada, pelos professores, do significado do conceito Currículo Local; ii) regista-se uma falta de envolvimento de outros actores educativos na fase de concepção; iii) predomina a falta de concretização das etapas sugeridas para a implementação da inovação; iv) há falta de domínio de conteúdos do Currículo Local e de compreensão. Em função dos resultados deste estudo sobre o Currículo Local em Moçambique, a partir de dados recolhidos no distrito de Manhiça, e apesar de as conclusões não poderem ser generalizadas, poder-se-á afirmar que, os professores sentem constrangimentos na implementação do Currículo Local, tais como: a falta de capacitação ou de capacitação adequada e sistemática, a falta de supervisão nos diferentes níveis e a falta da colaboração por parte da comunidade.
The present dissertation consists of the analysis of the curricular reform process of Mozambique, particularly concerning the Local Curriculum (which comprises 20% of the learning period) considered to be an innovative aspect of the Elementary Education Curriculum, aiming to identify the potentialities and constraints made evident throughout its implementation. Taking Curriculum Development as a theoretical framework, mostly the concepts of curriculum, curriculum development, and reform, the research process, qualitative and quantitative nature, has taken place in our schools of the district of Manhiça, province of Maputo. In total, teachers were inquired by survey (n=109) and interview (n=10), namely 7 school directors (3 directors, and 4 pedagogical assistant directors), the Head of the Services of Education, Youth and Technology, the Assistant Director and the Head of Local Curriculum, both of the National Institute for Educational Development – INDE. Furthermore, documental analysis was used, focusing on documents concerning the reform and the Local Curriculum, and teachers’ curriculum plans. Once the data were obtained, they were subject to content analysis or statistical procedures, generating empirical evidence which leads us to conclude: i) there is a miscomprehension, by teachers, of the concept of Local Curriculum; ii)there is a lack of involvement of other educational actors in the conception phase; iii) some steps suggested for the implementation of innovation have not been followed through; iv) there is a lack of understanding and mastery of the concepts regarding Local Curriculum. In function of the results of this study of the Local Curriculum in Mozambique from data collected in the district of Manhiça, and despite the fact that the conclusions may not be generalized, we may state that teachers feel constraints to the implementation of the Local Curriculum, such as the lack of adequate and systematic training, the lack of supervision at the various levels, and the lack of community collaboration.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/14709
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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