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https://hdl.handle.net/1822/14681
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, José Carlos Maciel Pires de | - |
dc.contributor.author | Silva, Bento Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2011-11-30T11:52:56Z | - |
dc.date.available | 2011-11-30T11:52:56Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/14681 | - |
dc.description | Citação bibliográfica: Lima, José Carlos & SILVA, Bento (2010). TIC e processos de auto-regulação da aprendizagem. In Almeida, Leandro S., Silva, Bento D. & Caires, Susana (orgs.) (2010). Actas do I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”. Braga: CIEd - Universidade do Minho pp. 747-759 (ISBN: 978-972-8746-87-2) | por |
dc.description.abstract | Uma das razões para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (TICE) é o facto da relação Homem-Computador permitir situações de individualização, favorecendo adaptações a ritmos de aprendizagem diferenciados. Emergem desta individualização aspectos como auto-estudo e auto-regulação das aprendizagens. Este texto trata de uma investigação sobre esta problemática, incidindo na utilização de Tecnologias Educativas para suporte do desenvolvimento de processos da auto-regulação das aprendizagens. O campo de investigação foi a realização de um minicurso, junto de um grupo de oito alunos de uma turma do 11º ano, que frequentam o serviço de apoio educativo na disciplina de Matemática. Realizaram-se oito sessões que incidiram na sensibilização dos alunos para uma auto-reflexão sobre as suas práticas de estudo, dando a conhecer os mecanismos de organização e utilização de estratégias do estudo, memorização e controlo volitivo, sendo conjuntamente tratados os conteúdos curriculares da disciplina havendo o suporte a tecnologias multimédia da “Escola Virtual” (da Porto Editora). Seguimos uma metodologia qualitativa, através de observação, inquéritos aos alunos e entrevistas aos professores (titular da turma e de apoio educativo), e adaptamos os factores de auto-regulação da análise da “Instrumentalidade dos processos de Autoregulação da Aprendizagem – Ensino Básico” proposta por Rosário (2004) e Lourenço (2007). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | TIC e processos de auto-regulação da aprendizagem | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 19 - 20 Jul. 2010 | por |
oaire.citationStartPage | 747 | por |
oaire.citationEndPage | 759 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” | por |
sdum.conferencePublication | I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TIC e processos de auto-regulação da aprendizagem.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |