Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14590
Título: | O desenvolvimento de um hiperdocumento sobre a resolução de problemas e sua utilização na aprendizagem : um estudo de caso com alunos do 6.º Ano |
Autor(es): | Machado, António Diogo Ferreira Leite de Novais |
Orientador(es): | Coutinho, Clara Pereira Rosário, Pedro |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | Assistimos, presentemente, a uma revolução tecnológica a operar-se em vagas nas
escolas portuguesas. Graças ao Plano Tecnológico para a Educação, as escolas têm vindo a ser
apetrechadas de recursos tecnológicos propiciadoras de maior envolvimento por parte dos
alunos na sua aprendizagem. Conscientes da influência que a tecnologia exerce sobre os alunos,
e pretendendo ir ao encontro dos objectivos definidos no novo Programa de Matemática para o
Ensino Básico, desenvolvemos o presente estudo baseado na utilização de um hiperdocumento
sobre a resolução de problemas. Pretendemos, assim, fornecer informações sobre a eficácia da
utilização de hiperdocumentos elaborados segundo uma lógica de auto-regulação na aquisição
de conhecimentos.
Foram objectivos do estudo: 1) Construir um hiperdocumento interactivo sobre a
resolução de problemas; 2) Verificar a eficácia do hiperdocumento concebido na resolução de
problemas pelos alunos, através da análise das suas verbalizações e 3) Analisar os processos
cognitivos utilizados pelos alunos durante o processo de resolução de problemas.
Tendo em conta os objectivos do estudo e os recursos humanos disponíveis, optou-se
por desenvolver um estudo qualitativo, num formato de estudo de caso envolvendo oito alunos
do 6.º ano de escolaridade. Primeiramente foi construído um hiperdocumento interactivo
baseado nos contributos de auto-regulação da aprendizagem e do processo de resolução de
problemas. Os participantes resolveram um problema antes de estudar o hiperdocumento e
outro após a realização desta tarefa. Os dados recolhidos através das verbalizações dos alunos
no pré e pós-teste, foram sujeitos a análise de conteúdo e comparados com um quadro
conceptual de síntese desenvolvido para o efeito.
Os resultados obtidos indiciam diferenças nos processos desenvolvidos durante a
resolução de problemas, antes e depois da exploração do hiperdocumento, o que parece
fundamentar a utilização deste tipo de materiais interactivos e promotores da auto-regulação dos
alunos, promovendo mais empenho, maior interacção e facilitando a compreensão das matérias
leccionadas e o sucesso escolar. We are presently witnessing a technological revolution operating in waves in portuguese schools. Due to the Technological Plan for Education, schools are being equipped with technological resources that enhance a larger student involvement in their education. Knowing this technological influence in students, and being aware of the objectives in the New Math Program, we developed the present study based in the use of a hyperdocument to help students in problem solving tasks. We intend to collect information about the efficiency of the use of selfregulation hyperdocuments in the acquisition of new learnings. The objectives of this study are to: 1) build an interactive hyperdocument to help students in problem solving, 2) verify the efficiency of the hyperdocument through the analysis of think-aloud protocols and 3) analyse student mental processes throughout problem solving. Due to the human resources available at the time, we developed a qualitative study, based in a case study with eight 6th grade students. Firstly we develop an interactive hyperdocument based in self-regulated learning and problem solving tasks contributions. The participants were involved in a problem solving task before exploring the hyperdocument and again after it. The data gathered trough think-aloud protocols were compared to info in a table developed earlier. The results suggest advantages in the use of the hyperdocument, supporting the importance of the use of interactive and technological platforms in promoting self-regulation in students, thereby promoting more motivation, interaction, comprehension and school success. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14590 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |