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https://hdl.handle.net/1822/14235
Título: | A mobilização de conhecimentos durante a leitura, na aula de língua portuguesa |
Autor(es): | Pinto, Ana Isabel de Sousa Ferreira |
Orientador(es): | Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | Uma vez que a leitura e a educação literária são dois vectores considerados
fundamentais na estrutura típica da aula de Língua Portuguesa e porque entendemos que o texto
literário convida a um diálogo entre o leitor e o texto, decidimos centrar a nossa atenção, neste
trabalho, na forma como se relacionam conhecimentos prévios durante a leitura de textos nas
aulas. Perspectivando a leitura como um processo interactivo e integrativo que precisa do
conhecimento prévio do aluno para se efectivar, tomámos por opção realizar um estudo prático
de observação de quatro aulas videogravadas, com o intuito de, pela análise da típica aula de
Língua Portuguesa, caracterizar o processo de construção de sentidos e de compreender como
se consubstancia, nos momentos de interacção com e sobre os textos, o princípio pedagógico da
inter-relação de saberes.
Pela análise das 42 sequências que seleccionámos como objecto específico do nosso
trabalho, concluímos que, embora em todas as aulas encontrássemos exemplos de sequências
com mobilização de conhecimento prévio, essa mobilização, na maioria dos casos, não ocorre
com o objectivo de fazer evoluir esse conhecimento prévio e de o transformar em novo
conhecimento utilizável; pelo contrário, essa mobilização ocorre, na maioria das vezes, com o
objectivo de resolver problemas imediatos da compreensão de texto ou com a intenção de avaliar
conteúdos anteriormente leccionados. Por outro lado, verificámos que essa relação de
conhecimentos, que se demonstrou maioritariamente do tipo “escolar intradisciplinar” e do tipo
“heterogerado”, ocorre, quase sempre, no momento “durante a leitura”, o que parece
desvalorizar o momento “antes da leitura” como o momento charneira de preparação para o
texto e para os novos ecos que esse texto poderá transmitir.
Em suma, estamos perante aulas onde não se evidencia uma preocupação em melhorar
a competência de leitura e consequentemente a competência comunicativa dos alunos, por meio
da leitura literária, mas antes uma preocupação em desenvolver a competência linguística ou
gramatical dos mesmos. A concepção de aula de Língua Portuguesa que aqui ficou plasmada
não parece, ainda, integrar as orientações, tanto da investigação como até mesmo
programáticas, quanto ao que devem ser também os objectivos do trabalho com textos: ensinar
estratégias de leitura, inclusivamente estratégias de relação de conhecimentos, que, acredita-se,
quando efectivamente trabalhadas levam os alunos a ler mais, melhor e de forma mais
duradoura. Since reading and literary education are two primordial vectors in the typical structure of a lesson of Portuguese language and because we consider that the literary text requests a dialogue between the reader and the text, for this research we have decided to focus our attention in the way previous knowledge is related during text reading in language classrooms. Conceiving reading as an interactive and integrative process which to be effective requires the pupils to have previous knowledge, we chose to observe four videotaped lessons, aiming at, through the analysis of a typical lesson of Portuguese, the characterization of the meaning making process and the understanding of how it is achieved the pedagogical principle of knowledge interrelation during the interaction with and about the texts. Through the analysis of the 42 interactive sequences that we took as specific object of our study, we concluded that, even though we could find examples of sequences with previous knowledge mobilization in all lessons, it does not occur with the objective of developing that previous knowledge and transforming it into new one; on the contrary, that mobilization occurs most of the times with the objective of solving immediate problems of text comprehension or with the intention of evaluating contents previously taught. On the other hand, we verified that that knowledge relation, which is, most of the time, of “intrasubjects knowledge” type and “heterogenerated” type, occurs, almost always, “during reading”, what seems to minimize the moment “before reading” as the core moment of preparation for the text and for the new echoes that text may convey. As a conclusion, we may say that we are in the presence of lessons where there isn’t a concern with improving reading performance and consequently the communicative performance of the pupils through literary reading, but on the contrary a concern in developing just their linguistic or grammatical competence. The Portuguese lesson which has been portrayed here does not seem to integrate either research or syllabus orientations, in what concerns as well the objectives for text work in the classroom: to teach reading strategies, inclusively strategies for knowledge relation, which is believed has the potential to promote more and better reading in a lasting way, when effectively worked out. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Português) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14235 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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