Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/14190

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Leonor Lima-
dc.contributor.authorPalhares, José Augusto-
dc.date.accessioned2011-11-08T15:46:01Z-
dc.date.available2011-11-08T15:46:01Z-
dc.date.issued2011-09-
dc.identifier.issn1138-1663-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/14190-
dc.description.abstractIntegrada num trabalho de investigação mais vasto sobre as dimensões culturais e simbólicas das organizações educativas, esta comunicação pretende explorar algumas vertentes da excelência escolar, tomando, neste texto, o sucesso académico como um indicador de partida. A partir de um estudo de caso em curso numa escola secundária do norte de Portugal, pretendemos, num primeiro momento, caracterizar o universo dos estudantes que nos últimos sete anos têm figurado no quadro de excelência dessa escola, cuja média dos resultados escolares se tem situado em valores iguais ou superiores a 18 valores. Após traçarmos o perfil sociográfico de cerca de três centenas e meia de “alunos excelentes” nalgumas das suas múltiplas dimensões (escolares, familiares, culturais), apoiados na informação obtida pela análise de conteúdo aos seus registos biográficos, evoluímos posteriormente para a sua localização no par instituição/curso do ensino superior. Por fim, daremos conta dos resultados obtidos pela administração de um inquérito por questionário ao universo dos alunos laureados desde o ano lectivo de 2003-2004, com o propósito de explorar o percurso e a experiência de excelência escolar, construída na escola e para além dela, mobilizando para o efeito o capital teórico da sociologia da educação e os contributos das abordagens culturais da escola.por
dc.description.sponsorshipCentro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (CIEd)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidad de A Coruñapor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectExcelência académicapor
dc.subjectPercursos escolarespor
dc.subjectTransiçõespor
dc.subjectExperiência escolarpor
dc.titleA excelência no ensino secundário: actores, experiências e transiçõespor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate7-9 Setembro 2011por
sdum.event.titleXI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogía-
oaire.citationStartPage2789por
oaire.citationEndPage2802por
oaire.citationConferencePlaceCorunha, Portugalpor
sdum.journalRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación-
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LTorres & JPalhares XI_Congr_Inter Corunha 2011.pdf
Acesso restrito!
Comunicação310,09 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID