Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14189
Título: | O papel da estética e da teoria crítica na pedagogia de educação de adultos |
Autor(es): | Barbosa, Fátima Pereira, Sílvia Raquel |
Palavras-chave: | Estética Educação Educação de adultos, Teoria crítica |
Data: | 8-Nov-2011 |
Resumo(s): | A sociedade actual é fruto de uma racionalidade instrumental que privilegia a técnica, privando assim o modelo de educação integral. Neste trabalho, pretendemos apresentar diferentes alternativas para a transformação da educação enquanto promotora da transformação individual e social. Baseando-nos nos princípios fundamentais da teoria crítica aplicados à educação, exploramos os contributos da estética e da teoria crítica para a construção de uma pedagogia crítica e emancipatória, nomeadamente no que concerne a educação de adultos. A estética apresenta-se sobretudo como uma possibilidade de dar sentido a um projecto educativo, constituindo-se como uma alternativa ao monopólio do conhecimento científico nos nossos sistemas educativos. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14189 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O papel da estetica e da teoria critica na pedagogia de educação de adultos.pdf | 223,49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |