Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14152
Título: | Do pensamento às práticas de articulação : educação pré-escolar e 1º ano do EB |
Autor(es): | Coelho, Rosa Maria Cruz Fernandes |
Orientador(es): | Carvalho, Maria de Lurdes Dias de |
Palavras-chave: | Articulação curricular Práticas e dispositivos pedagógicos Inovação pedagógica |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | O projecto de dissertação desenvolvido iniciou com a necessidade de uma pesquisa
bibliográfica, no âmbito da educação pré-escolar e educação básica 1º ciclo, com base
numa possível articulação, integração e inovação curricular entre estes dois níveis de
educação. As motivações para a escolha do tema passaram pela pertinência e a importância
de investigar, para mais tarde verificar, se na realidade existe pensamento e acção docente,
no sentido de uma preocupação consciente, da necessidade de conhecer a realidade e o
conhecimento anterior do aluno, bem como de uma abordagem curricular interdisciplinar e
transversal. Aquando a revisão bibliográfica neste domínio, os autores encontrados e
referenciados deram um grande contributo no apuramento de conceitos. Entre outros, temos
Serra (2004), Alarcão (2008) e Vasconcelos (2005) pelo contributo das suas respectivas
investigações, nomeadamente da importância da continuidade e sequencialidade
pedagógica e consequentemente da necessidade de articulação curricular. Por outro lado o
contributo de Alonso (1999), Marques e Roldão (1999) e Beane, (2003) é igualmente
relevante neste projecto, ao valorizarem o papel do professor, o seu pensamento curricular e
a sua capacidade de reflexão crítica, aquando as suas opções curriculares, bem como a
integração curricular. O presente estudo pretende investigar as práticas de articulação
curricular existentes num Jardim de Infância e EB1 de um Agrupamento de Escolas da
cidade da Póvoa de Varzim, abrangendo um total de uma Educadora de Infância e quatro
Professores do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e ainda vinte alunos da Educação Préescolar
e vinte alunos do 1.º ano do EB. Partindo do trabalho já realizado pela educadorainvestigadora
pretendeu-se dar sequencialidade e integração curricular a conteúdos
trabalhados no Jardim-de-infância e previstos no novo programa de Matemática do Ensino
Básico.
Através de uma metodologia de investigação-acção colaborativa, pretende-se
envolver as turmas em estudo num processo de mudanças nas práticas de articulação entre
os níveis de escolaridade, vivenciando o desenvolvimento de uma actividade integradora,
com vista a analisar dispositivos e práticas de articulação curricular impulsoras de inovação
e mudança. Os resultados evidenciaram que é possível articular conteúdos e competências
entre os dois níveis de educação, bem como integrar diferentes domínios numa abordagem
curricular transversal e inovadora. The developed dissertation project results from the need of a bibliographical research on the scope of preschool and first cycle elementary education, based on a possible curricular articulation, integration and innovation between these two levels of education. The motivations beneath the choice of the topic, were related to the pertinence and importance of developing a research work which would later enable us to verify whether a teacher’s thought and action actually existed, in the sense of being intentionally aware of the necessity of knowing, not only the student’s former reality and knowledge, but also of adopting an interdisciplinary and transversal curricular approach.All through the bibliographical revision in this domain, there has been a precious contribution to the accuracy of concepts, by the authors who were selected and referred. Among others, we have to mention Serra (2004), Alarcão (2008) and Vasconcelos (2005) for the important role of their research work, namely the importance of pedagogical continuity and sequenciality and, therefore, of the need of a curricular articulation. On the other hand, Alonso (1999), Marques, Roldão (1999) and Beane’s (2003) contributions are also of great importance in this project, since they value the teacher’s role, the thoughts on the curriculum and the teacher’s capacity of critical reflection as far as curricular options and curricular integration are concerned. This present study aims at scrutinizing the existing curricular articulation practices both in a kindergarten and in an elementary school (EB1) belonging to a schools’ grouping in the municipality of Póvoa de Varzim comprising a total of one childhood educator and four 1st grade elementary teachers (1st cycle) and twenty preschool students as well as twenty 1st grade elementary students. Bearing in mind all the work developed by the researcher-educator, it was our purpose to provide curricular sequenciality and integration to the contents worked in the kindergarten and stated in the new Mathematics syllabus for Elementary Education. By means of an Action-Research methodology, one intends to involve the classes under analysis in a change process concerning the articulation practices between the several school levels, experiencing the development of an integrating activity aiming at examining both mechanisms and practices of curricular articulation that enable the occurrence of innovation and change. The results have evidenced that it is possible to articulate the syllabus contents between the two education levels and also integrate the different domains in an innovative cross-curricular approach. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14152 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rosa Maria Cruz Fernandes Coelho.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |