Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/14000
Título: | O planeamento estratégico do espaço físico das Universidades Públicas Portuguesas |
Autor(es): | Campos, Maria Helena A. C. |
Orientador(es): | Teixeira, José M. Cardoso |
Data: | 15-Jul-2011 |
Resumo(s): | O planeamento estratégico é uma das ferramentas de maior valor e eficácia em
qualquer modelo de gestão universitária.
O espaço físico das universidades tem sido, ao longo da História, uma peça muito
importante na construção da imagem da Universidade na sociedade.
Na actualidade, as universidades, em geral, e as universidades portuguesas em
particular, enfrentam mais um momento de mudança, baseado na necessidade de
adaptação da Universidade a uma nova realidade económica, financeira e social.
As universidades são, historicamente, instituições resilientes e saberão, certamente,
ler e interpretar esta mudança, projectando-se para o futuro com base em pilares
estratégicos que transportem a missão histórica da universidade para a realidade
social, económica e cultural do século XXI.
Um destes pilares estratégicos terá de ser o planeamento estratégico do seu espaço
físico, não só pelos elevados encargos associados à sua construção, preservação e
utilização, actualmente, mas, também, pela sua importância crescente no mérito e nos
resultados das academias.
Nos primeiros capítulos deste trabalho faz-se uma breve passagem pela História das
Universidades e pela representatividade do espaço físico na vida da Universidade, ao
longo dos séculos.
Os capítulos seguintes caracterizam a realidade actual da gestão do espaço
universitário, os desafios mais recentes, as premissas que determinam as mudanças
mais importantes na definição física do espaço da universidade e as definições técnicas,
conceptuais e financeiras, associadas à gestão do espaço físico da universidade.
Neste trabalho foi feita a análise e o estudo de dez projectos de edifícios para o ensino
superior público, apresentados como casos de estudo, onde foi realizada uma
avaliação do índice de maturidade dos programas preliminares, assim como da
variação das principais especificações de planeamento desde a fase de planeamento
até ao momento final da fase de construção.
Através de um inquérito, desenvolvido junto de gestores e responsáveis das
universidades públicas portuguesas, procurou-se avaliar o entendimento dos actuais responsáveis das Universidades Públicas Portuguesas relativamente à importância do
Programa Preliminar, como documento principal da fase de planeamento de cada
novo projecto de construção, e, igualmente, conhecer as práticas adoptadas por estas
instituições para a elaboração daquele documento ou para a preparação das decisões,
que são normalmente objecto de registo no programa preliminar de qualquer novo
projecto de construção.
Como objectivo último do inquérito procurava-se conhecer melhor o nível de
empenho dos responsáveis universitários relativamente ao planeamento estratégico
do espaço físico das suas instituições e a relevância que dão a cada uma das principais
componentes de análise daquelas estratégias de planeamento.
O inquérito permitiu demonstrar, de forma não experimental, que as universidades
públicas portuguesas não parecem adoptar procedimentos de planeamento
estratégico nos processos de preparação dos seus novos projectos de construção, não
manifestam possuir um conhecimento sustentado sobre a realidade do espaço físico
universitário, sobre os modelos teóricos admissíveis para a sua gestão estratégica e
também não dispõem de um gestor qualificado que assuma a coordenação deste
processo no seio de cada instituição e, finalmente, o maior obstáculo à adopção de
procedimentos de planeamento estratégico do espaço físico, nas universidades
públicas portuguesas, reside no desconhecimento, por parte dos seus responsáveis,
relativamente à importância e à capacidade de influência, deste recurso físico e da sua
gestão eficiente e eficaz, na missão e na estratégia e, também, no equilíbrio
orçamental das universidades.
No âmbito do presente trabalho de dissertação, é apresentado um Modelo Integrado
para o Planeamento Estratégico do Espaço Físico Universitário (MIPEEU), que se
propõe como uma nova abordagem ao planeamento estratégico do espaço físico das
Universidades Públicas Portuguesas, desenvolvida de modo a promover a
sensibilização dos principais decisores e responsáveis universitários em Portugal e
também a elaboração de documentos de planeamento do espaço universitário
(principalmente programas preliminares) de melhor qualidade, assim como a
construção de espaços mais adequados aos objectivos do ensino universitário no
século XXI.
Como corolário, do trabalho de pesquisa bibliográfica desenvolvido durante esta
dissertação, foi elaborado um Manual de Boas Práticas, ao qual foi atribuído o título de “O Planeamento Estratégico do Espaço Físico das Universidades Públicas
Portuguesas, Recomendações para a Elaboração de Programas Preliminares”. Strategic planning is one of the most valuable and effective tools in any model of university management. The physical space of the universities has been, throughout history, a very important part in building the University's image in society. Currently, universities in general and Portuguese universities in particular, face another moment of change, based on the University’s need to adapt to a set of new economic, financial and social realities. Universities are, historically, resilient institutions and will, surely, know how to read and interpret this change, projecting themselves for the future based on strategic pillars which carry the universities’ historical mission to the social, economic and cultural realities of the 21st century. One of these strategic pillars must be the strategic planning of its physical space, not only by the high costs associated with its construction, preservation and use, today, but also for its growing importance on the academies’ merit and results. In the early chapters of this dissertation there is a brief look through the History of Universities and through the representativeness of physical space in the University’s life through the centuries. The following chapters characterize the current situation regarding the management of the university’s space, the most recent challenges, the assumptions that determine the most important changes in the definition of university’s physical space and the technical definitions, conceptual and financial, associated with the management of the university’s physical space. In this dissertation, it was done the analysis and study of ten building projects for public higher education, presented as case studies, where the maturity index of preliminary programs was evaluated, as well as the variation of the main planning specifications from the planning phase to the final moment of the construction phase. Through a survey, carried out with managers and leaders of the Portuguese public universities, we tried to assess the understanding of the current leaders of Portuguese Public Universities on the importance of the Preliminary Program as the main document of the planning phase of each new construction project, and also know the practices adopted by these institutions to the preparation of that document or the preparation of decisions which are normally subject to registration in the preliminary program of any new construction project. The main goal of the survey was to better understand the university leaders’ level of commitment to the strategic planning of its institutions’ physical space and to the importance of each of the main components of analysis of those planning strategies. The survey has demonstrated, in a non-experimental way, that the Portuguese public universities do not seem to adopt procedures for strategic planning in the process of preparing their new construction projects, do not show that they possess a sustained knowledge about the reality of universities’ physical space, about the theoretical models acceptable for its strategic management and, also, do not have a qualified manager who takes the coordination of this process within each institution and, finally, the biggest obstacle to the adoption of procedures for strategic planning of physical space, in Portuguese public universities, is the ignorance of their leaders about the importance and potential influence of this physical resource and its efficient management, in the mission and strategy, and also in a balanced budget, of universities. As a part of this dissertation, it is presented an Integrated Model for the Strategic Planning of Universities’ Physical Space (MIPEEU/MSPUPS), which is proposed as a new approach to strategic planning of the physical space of the Portuguese Public Universities, developed to promote awareness among decision-makers and university leaders in Portugal and also the preparation of better quality documents about universities’ space planning (mainly preliminary programs), as well as the construction of spaces more suited to the objectives of university education in the 21st century. As a corollary of the bibliographic research, done during this dissertation, we designed a Manual of Practice, which was given the title “O Planeamento Estratégico do Espaço Físico das Universidades Públicas Portuguesas, Recomendações para a Elaboração de Programas Preliminares” "Strategic Planning of the Portuguese Public Universities’ Physical Space, Recommendations for Preparing Preliminary Programs". |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Engenharia Civil |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/14000 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Planeamento estratégico do espaço físico das UPP.pdf | 17,88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Recomendações Técnicas para a elaboração de programas preliminares.pdf | 15,21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |