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https://hdl.handle.net/1822/13977
Título: | Estudo exploratório da escala M-CHAT |
Autor(es): | Barbot, Sara Sofia Moura Barbosa |
Orientador(es): | Serrano, Ana Maria |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | Actualmente, assiste-se em todo mundo a um aumento significativo de crianças
diagnosticadas com uma Perturbação do Espectro do Autismo, aliado a crescentes estudos
científicos que procuram aprofundar os conhecimentos inerentes à sua etiologia, à
identificação de sintomas precoces e à eficácia dos diversos modelos de intervenção
existentes. Não obstante, relatos de pais destas crianças sugerem que o estabelecimento de um
diagnóstico neste âmbito tende a ser tardio, sendo sistemática a ocorrência de um
considerável período de tempo desde o surgimento das primeiras preocupações e o
encaminhamento para os respectivos serviços especializados. Este fenómeno parece resultar
quer da desvalorização das primeiras preocupações manifestadas pelos pais, quer da
dificuldade na identificação dos sinais de alerta por pais e técnicos dos serviços de cuidados
de saúde primários. À medida que o conhecimento dos padrões de desenvolvimento que
precedem uma Perturbação do Espectro do Autismo aumenta, a identificação precoce destas
crianças e a possibilidade de lhes proporcionar uma intervenção precoce adequada e
atempada, revelam-se cada vez mais pertinentes. O estudo do instrumento “Modified
Checklist for Autism in Toddlers” (M-CHAT), emerge da necessidade sentida pela Autora no
decurso da sua actividade clínica, de existência de instrumentos de despiste cuja
administração não pressuponha formação técnica inerente a estas perturbações do
desenvolvimento e que possa ser aplicado na população geral, de modo a contribuir para a
identificação das crianças em risco proporcionando-lhes uma intervenção especializada
mesmo antes do estabelecimento do diagnóstico. O M-CHAT, composto por 23 itens de
resposta dicotómica, sim/ não, foi aplicado a uma amostra (n=50) da população Portuguesa,
iniciando deste modo a tradução e adaptação cultural para a população referida. O estudo das
qualidades psicométricas da versão portuguesa do M-CHAT, revelou que o instrumento
apresenta uma boa consistência interna (α = .892), sendo que a variância total explicada pelos
6 factores extraídos é superior a 70%. Nowadays, there is a significant increase of children diagnosed with Autism Spectrum Disorder in the whole world and also a growing number of scientific studies trying to deepen the knowledge of its etiology, early symptoms identification, and intervention models efficiency. Nevertheless, parent’s reports suggest that the diagnosis tend to be late, frequently with the occurrence of considerable period of time from firsts preoccupations and the lead for specialized services. On the other hand, not always the early symptoms are identified by parents or technicians of primary health services. While knowledge of development pattern that precede Autism Spectrum Disorder increases, early identification of these children and the possibility to provide them an appropriate early intervention turn out to be more and more relevant. Identification and early intervention fulfill a basic role in collaboration work with these families. The study of the instrument called “Modified Checklist for Autism in Toddlers” (M-CHAT), results from the need felt by the Author in her clinical experience, for screening instruments which administration doesn’t demand technical formation in developmental disorders and that could be used on general population, forming to contribute to identification of children at risk providing them specialized intervention even before the diagnosis. The M-CHAT, composed by 23 items with yes or no answers, was used in a sample (n=50) of Portuguese population, beginning the translation and cultural adaptation for the above-mentioned population. The study of M-CHAT’s Portuguese version’s qualities, demonstrate that this instrument presents a good internal consistency (α = .892), and a total variance explained by 6 extracted factors superior than 70 %. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13977 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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