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https://hdl.handle.net/1822/13888
Título: | Educação para a saúde e o (re)adoecer coronário : um estudo de factores de (in)sucesso numa amostra de pacientes de um hospital distrital |
Autor(es): | Moreira, Sílvia Manuela Silva |
Orientador(es): | Afonso, Almerindo Janela |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | Apesar dos grandes progressos no tratamento médico a prevalência das doenças isquémicas,
particularmente da doença aterosclerótica coronária (Síndrome Coronário Agudo), manifesta um
cenário devastador, nomeadamente, no que concerne ao número de casos recorrentes.
O presente estudo procura compreender o porquê dos sucessivos episódios de internamento por
recorrência desta doença, através da exploração dos factores de (in)sucesso.
Para além da revisão da literatura relativa ao objecto de estudo, a metodologia da parte empírica foi
desenvolvida, essencialmente, através da realização de entrevistas semi-estruturadas, recolha de dados
estatísticos, análise de documentos e anotações de tipo etnográfico. A amostra foi intencional, e
integrou indivíduos com menos de 65 anos que, apesar de terem tido apenas um episódio de doença,
produziram informações importantes para a compreensão do objecto em estudo. Os factores
sinalizados e que eventualmente contribuem para a reocorrência de doença emergiram da análise
simultânea dos documentos e dos relatos dos entrevistados.
Os resultados do estudo revelam que existem vários agentes de insucesso para a reocorrência de
doença coronária e confirmam estudos semelhantes disponíveis. Neste sentido, os comportamentos
adoptados pelos indivíduos têm influência decisiva na reocorrência da doença, sobretudo pelas
estratégias individuais executadas pelos próprios e nas suas relações familiares e sócio-profissionais.
Os resultados também explicam que a edução para a saúde é fundamental para a gestão dos estados
da doença no indivíduo. Assim, a prevenção contínua pode ser a melhor arma que dispomos para
combater as doenças cardíacas, ao considerarmos a (co)responsabilização do indivíduo no seu estado
de doença e ao longo de todo o processo de readaptação. O nível de compreensão promovido no
indivíduo contribuirá para que este domine a situação. Esta, por sua vez, ao ser partilhada conduzirá à
adopção de condutas mais saudáveis e à manutenção das mesmas a longo prazo. Despite the significant progress in medical treatment, the prevalence of ischemic diseases, particularly the coronary artery disease (Acute Coronary Syndrome), reveals a devastating scenery, namely what concerns the number of recurrent cases. This study aims at understanding the cause of the successive episodes of hospitalization because of the recurrence of this disease, through the exploration of the factors of (un)success. In addition to the literature review on the subject of study, the methodology of the empirical part was developed mainly by the realization of semi-structured interviews, the statistical data collection, the document analysis and ethnographic notes. The sample was intentional and integrated people under 65 years old, who, in spite of having only one episode of illness, have produced important information to understand the subject under study. The flagged factors that eventually contribute to the recurrence of disease emerged from the simultaneous analysis of documents and reports of the interviewees. Study results reveal that there are several agents that are responsible for the failure of the recurrence of coronary disease and confirm available similar studies. In this sense, the actions taken by individuals have a decisive influence on the recurrence of the disease, especially by the individual strategies implemented by themselves and in their family and socio-professional relationships. The results also explain that the education for health is fundamental to the management of disease states in individuals. Thus, the continuous prevention may be the best weapon we have to fight heart disease, when we consider the (co)responsibility of the individual in his disease state and throughout all the process of readaptation. The level of understanding fomented in the individual will allow him to dominate the situation. This one, in turn, when shared, will lead to the adoption of healthier behaviors and to the maintenance of the same at long-term. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação para a Saúde) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13888 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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