Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13882

TítuloActividade física, aptidão física, aptidão coordenativa, aptidão morfológica e desempenho escolar: estudo com crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico
Autor(es)Santos, João Paulo Saraiva dos
Orientador(es)Rodrigues, Luís Paulo L. B. A.
Data2010
Resumo(s)Correr, saltar, puxar, rodar, são apenas alguns exemplos de acções que constituem o léxico motor das crianças, que normalmente as desenvolvem num contexto lúdico de envolvimento e integração entre pares. Por conseguinte, podemos inferir desta premissa que actividade física e infância são conceitos quase indissociáveis. Mas de que forma o primeiro influencia o segundo? Que relações existirão entre os factores que determinam o grau de desenvolvimento motor de crianças e jovens? Até que ponto a influência destes mesmos factores se estende a outros domínios do desenvolvimento humano, nomeadamente a nível cognitivo? Estas interrogações alicerçam os objectivos deste trabalho: (1) avaliar os quatro principais factores subjacentes a um profícuo desenvolvimento motor de uma população de crianças, atendendo aos padrões normativos em função do género e da idade, (2) examinar o que modo como estes factores interagem entre si e (3) observar em que medida estes mesmos factores podem influenciar a performance escolar desta população. A amostra foi do tipo de conveniência e constituída por 140 indivíduos (73 rapazes – 9.9±0,4 anos - e 67 raparigas – 9.9 ±0,7anos) provenientes de 8 estabelecimentos de ensino do 1.º CEB situados no concelho de Amares (Barreiros, Bico, Caldelas, Carrazedo, Ferreiros, Lago, Rendufe e Torre). Os resultados confirmaram relações positivas entre a generalidade dos factores associados ao Desenvolvimento Motor, embora com um perfil diferenciado por género, e revelam, com excepção do nível de envolvimento em actividades físicas, que todas as demais variáveis em estudo se relacionaram positivamente com o desempenho escolar da amostra, com destaque para a proficiência motora, cujas intensidades das correlações observadas foram as mais significativas.
To run, jump, or pull, are some examples of motor actions that constitute the lexicon of children’s motor behavior, normally developed in a playfully context with their peers. Therefore, we can infer that physical activity and childhood are almost inseparable concepts. But how doe physical activity and motor development influences childhood and adolescence? What relationships exist among the factors that determine the degree of motor development of children and young people? To what extent these same factors influence other areas of human development, including cognitive level or academic achievement? These questions support the objectives of this study: (1) to evaluate the four main factors supporting motor development in a population of children, according to gender and age, (2) to examine their cross-interaction (3) to observe the extent to which these same factors may influence cognitive performance in this population. In the study we used a convenience sample of 140 individuals (73 boys - 9.9 ± 0.4 years - and 67 girls - 9.9 ± 0.7 years) from 8 elementary schools located in the county of Amares ( Barreiros, Bico, Caldelas, Carrazedo, Ferreiros, Lago, Torre and Rendufe). The results confirmed a general positive relationship between the motor development factors although with a different profile by gender. With the exception of physical activity, all other factors proved to be positively related to academic performance, with motor proficiency being the one with the more significant correlation indices.
Courir, sauter, tirer, ne sont que quelques exemples d'actions qui constituent le lexique des enfants à moteur, qui se développent normalement dans le cadre du jeu de la participation et l'intégration entre pairs. Par conséquent, nous pouvons déduire de ce postulat que l'activité physique et les concepts de l'enfance sont presque indissociables. Mais comment le premier influence le second? Quelles relations existent entre les facteurs qui déterminent le degré de développement moteur des enfants et des jeunes? Dans quelle mesure ces mêmes facteurs d'influence s'étend à d'autres domaines du développement humain, y compris au niveau cognitif? Ces questions sous-tendent les objectifs de cette étude: (1) d'évaluer les quatre principaux facteurs qui sous-tendent le développement d'un moteur de production d'une population d'enfants étant donné les critères normatifs du sexe et l'âge, (2) examiner la façon dont ces facteurs interagissent de l'autre et (3) d'observer la mesure dans laquelle ces mêmes facteurs mai influencer les performances cognitives chez cette population. L'échantillon a été de commodité et se compose de 140 personnes (73 hommes - 9,9 ± 0,4 ans - et 67 filles - 9,9 ± 0,7 ans) de 8 écoles situé dans la municipalité de Amares ( Barreiros, Bico, Caldelas, Carrazedo, Ferreiros, Lago, Torre et Rendufe). Les résultats ont confirmé une relation positive entre la généralité des facteurs associés avec le moteur du développement, mais avec un profil différent selon le sexe, et révèlent, à l'exception du niveau de participation à une activité physique, toutes les variables de l'étude d'autres ont été positivement liée à la performance scolaire l'échantillon, en particulier pour les compétences à moteur, dont les intensités les corrélations observées étaient plus important.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Física e Lazer)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13882
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEC - Dissertações de Mestrado

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