Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13713
Título: | “O meu Baú Profissional”: construção do pensamento curricular e profissional de uma educadora |
Autor(es): | Oliveira, Mariana Moura Pinto de |
Orientador(es): | Alonso, Maria Luísa Garcia |
Palavras-chave: | Formação inicial e contínua Professor reflexivo Inovação curricular Narrativas profissionais Desenvolvimento profissional Identidade profissional initial and continuous training Reflective teacher Curriculum innovation Professional narratives Professional development Professional identity |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | Neste trabalho, pretendo dar a conhecer "O meu Baú Profissional", que desenterrei no
início deste Mestrado, tornando esta dissertação um espaço para, através da utilização dos
instrumentos teóricos e metodológicos que fui adquirindo ao longo da formação, construir uma
narrativa que permitisse conceptualizar e mobilizar os saberes, competências e atitudes que
constituem o meu conhecimento profissional, enquanto educadora de infância.
O método (auto)biográfico-narrativo, que sustenta a metodologia utilizada, permitiu-me
construir uma narrativa em busca de uma identidade profissional, à medida que fui mobilizando
referentes, alguns pessoais e outros que estão no colectivo, manipulando-os de forma pessoal e
autêntica. Para isso, organizei a narrativa em quatro marcos significativos: Tornar-se Educadora
de Infância – à descoberta da profissão; A vivência da profissão – entre as incertezas, as
conquistas e a inovação; Consciência Profissional… "desenterrando" o meu Baú Profissional e
Em busca de uma identidade profissional. Em cada um deles, pretendo evidenciar quais as
experiências de trabalho e formativas que mais contribuíram para a inovação das minhas
práticas curriculares e para a (re)construção da minha identidade como profissional reflexiva.
Com esta narrativa consegui olhar retrospectivamente para a minha vida profissional,
procurando significados e sentidos, tendo por base uma selecção de documentos e registos que
faziam parte do meu Baú e que organizei, de acordo com critérios de representatividade e
relevância, para cada um dos marcos que balizam a minha trajectória profissional. Este processo
meta-reflexivo implicou um diálogo entre o pensamento e a acção, iluminado por exemplos da
prática e validado por comentários críticos de um observador externo.
É preciso que os professores contribuam activamente para a produção de "conhecimento
prático", a partir da análise e reflexão sobre as suas experiências em confronto com a teoria.
Aspiro a que "O meu Baú Profissional", que aqui torno público, seja um contributo para a
compreensão dos processos de (trans)formação da pessoa-professor, nos contextos profissionais
e organizacionais que favorecem e limitam a construção das suas identidades. In this investigation, I pretend to review my "My professional box", which I dig up from the beginning of this masters‘ degree, giving to this dissertation a space to, using my theoretical instruments that I have acquired during my training, build a narrative to find meaning to conceptualize and mobilize theories, skills and attitudes that construct my professional knowledge as a kindergarten teacher. The method (self) biography – narrative, that supports the methodology used, allowed me to build a narrative in search of a professional identity, during which I mobilized references, some of them personal and others collective, manipulating them on a personal and authentic way. For this, I arranged the narrative in four significant marks: Become kindergarten teachers - the discovery of the profession; The experience of the profession - among the uncertainties, the achievements and innovation; Awareness Training ... "digging" my professional box and Looking for a professional identity. In each of them, I intend to highlight which work and formation experiences most contributes to the innovation of my curricular practices and the (re)construct of my identity as a reflective professional. With this narrative I accomplish to look back over my professional path, searching for meanings and senses, based on selected and registration documents that were part of my professional box which I organized according to criteria of representative and relevance from each of the marks that represent my professional career. This meta-reflexive process implied a dialogue between thought and action, enlighten by practical examples and validated by a critical comments of an external examiner. It is necessary that teachers contribute actively to the production of "practical knowledge" from the analysis and reflection on their experiences in conflict with the theory. I aspire that "My professional box", that I become public, can be a contribute to understand the (trans)formation process of the individual teacher, in professional and organizationally contexts that favor and limit the construction of their identities. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13713 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mariana Moura Pinto de Oliveira.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |