Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13689

TítuloIdentidade(s), práticas docentes e sucesso educativo dos alunos : alguns resultados de um estudo longitudinal
Outro(s) título(s)Identity(s), practice teachers and educational success of students : some results of a longitudinal study
Autor(es)Herdeiro, Rosalinda
Silva, Ana Maria Costa e
Palavras-chaveIdentidades
Desenvolvimento profissional
Práticas docentes
Sucesso educativo
Identity(s)
Professional development
Practice teachers
Educational success
DataAbr-2010
EditoraUniversidad de A Coruña
RevistaRevista galego-portuguesa de psicoloxía e educación
Resumo(s)Este texto insere-se numa investigação em curso, no âmbito de uma tese de doutoramento em Ciências da Educação, cujo objectivo é perceber o impacto da recente legislação – Estatuto da Carreira Docente (ECD) e respectiva regulamentação da Avaliação do Desempenho Docente (ADD) – no modo como os professores percepcionam as suas práticas e o seu desenvolvimento profi ssional. Tendo como referência os objectivos desta investigação, é nossa pretensão, neste texto, apresentar alguns resultados do estudo empírico, incidindo essencialmente na relação entre as práticas e o desenvolvimento profi ssional dos docentes com o sucesso educativo dos alunos, à luz da legislação recente. Neste texto iremos explicitar as perspectivas de oito professores do 1º CEB, relatadas nas narrativas biográfi cas escritas e orais recolhidas em dois períodos distintos – 2006 e 2008 – antes e depois da implementação dos documentos legais antes referidos. Para além das percepções evidenciadas nos textos narrativos dos professores apresentamos alguns dos resultados recolhidos através da aplicação de um questionário, distribuído por 396 professores do 1º CEB, e da análise estatística efectuada com os testes Qui-quadrado e Teste t. De uma forma geral, os resultados estatísticos corroboram as percepções dos professores referidas nas narrativas recolhidas em 2008 e indicam-nos, entre outros aspectos, que os professores não se sentem incentivados para criar novas situações de aprendizagem. REVISTA GALEGO-PORTUGUESA DE PSICOLOXÍA E EDUCACIÓN Vol. 18, (2), Ano 14º-2010 ISSN: 1138-1663 IDENTIDADE(S), PRÁTICAS DOCENTES E SUCESSO EDUCATIVO DOS ALUNOS: ALGUNS RESULTADOS DE UM ESTUDO LONGITUDINAL IDENTITY(S), PRACTICE TEACHERS AND EDUCATIONAL SUCCESS OF STUDENTS: SOME RESULTS OF A LONGITUDINAL STUDY Rosalinda HERDEIRO Ana Maria COSTA E SILVA Universidade do Minho, Instituto de Educação Campus de Gualtar, Braga – Portugal Data de recepción: 26/05/2010 Data de aceptación: 05/11/2010 Correspondencia: anasilva@iep.uminho.pt 52 O sucesso educativo dos alunos é colocado em questão quando os professores asseguram que têm menos disponibilidade para apoiar os alunos e que se sentem desmotivados para o trabalho docente.
This text is part of an ongoing investigation, under a PhD thesis in Education Sciences, being its main purpose to understand the impact of recent legislation – Teaching Career Statute and the corresponding regulation of the Teacher Performance Evaluation – on the way how teachers see their practices and their professional development. Bearing our purposes for this investigation, we seek to present in this text some results of the empirical study, focusing primarily on the relation between teachers’ practices and professional development and the students’ educational success, under the late legislation. In this text we will explicit eight primary school teachers’ overviews, reported in oral and written biographical narratives gathered in two different time periods – 2006 and 2008 – before and after those legal documents were implemented. Besides the perceptions demonstrated in the teachers’ texts, we present some of the data we collected through the use of a questionnaire, which was handed out to 396 primary school teachers, and the statistical analysis carried out using Chi-square and T test. In general, statistical results confirm teachers’ perceptions which were mentioned in the narratives collected in 2008, and, among other aspects, show that teachers do not feel encouraged to create new learning situations. The educational success of students is jeopardized when teachers assure they have less availability to support students and feel unmotivated concerning teaching.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13689
ISSN1138-1663
Versão da editorahttp://dialnet.unirioja.es/servlet/listaarticulos?tipo_busqueda=EJEMPLAR&revista_busqueda=5804&clave_busqueda=260532
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem
CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Identidade(s), Práticas docentes e Sucesso Educativo.pdfPráticas docentes e sucesso educativo333,63 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID