Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/13664

TítuloDificuldades de aprendizagem específicas na leitura: um estudo quantitativo sobre a monitorização com base no currículo
Autor(es)Mourão, Daniela Maria de Barros
Orientador(es)Martins, Ana Paula Loução
Palavras-chaveModelo de atendimento à diversidade
Estudo quantitativo
Monitorização com base no currículo
Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura
Model to address diversity
Quantitative study
Curriculumbased measurement
Specific learning disabilities in reading
Data2011
Resumo(s)Este estudo teve como finalidade explorar a utilização da Monitorização com Base no Currículo (MBC), no contexto da primeira fase do Modelo de Atendimento à Diversidade (Correia, 1995, citado por Correia, 2008a). A abordagem metodológica que utilizei foi a quantitativa, tendo usado como instrumento de recolha de dados uma prova Maze-MBC. Apliquei esta prova a alunos do terceiro ano do primeiro ciclo do Ensino Básico de dois Agrupamentos da cidade do Porto, abrangendo um total de 149 crianças. Posteriormente, analisei os dados através de estatística descritiva, inferencial e correlacional. Os resultados obtidos mostram que a) um aluno do terceiro ano de escolaridade desta amostra realiza, em média, doze selecções, nesta prova Maze-MBC, num intervalo de tempo de dois minutos e meio; b) em média, os alunos que constituem esta amostra fizeram 12 selecções, durante os dois minutos e meio; c) os alunos que constituem esta amostra obtiveram, em média, uma pontuação de 11,58 quando a cotação foi obtida pelo método 1 - Número total de marcações correctas; d) em média, os alunos que constituem esta amostra obtiveram uma pontuação de 11,38 quando utilizei o método 2 - Número de marcações correctas com cotação interrompida após dois erros consecutivos –, para a cotação das provas; e) em média, os alunos que constituem esta amostra obtiveram a pontuação de 11,49 quando a cotação foi obtida pelo método 3 - Número de marcações correctas com cotação interrompida após três erros consecutivos; f) existem diferenças estatisticamente significativas entre escolas e entre turmas, mas o mesmo não se verifica quanto ao género; g) não existem diferenças significativas entre os três métodos de cotação; h) tendo como referência o valor do percentil 25 em média, 32% dos alunos de cada turma, quando utilizo os métodos 1 e 3 e 33% dos alunos de cada turma, quando utilizo o método 3 encontram-se em risco de desenvolver dificuldades de aprendizagem específicas na área da leitura. A fiabilidade dos resultados é considerada alta.
This study aimed to explore the use of a Curriculum-based Measurement in the context of the first phase of the Model to Address Diversity (Correia, 1995, citado por Correia, 2008a). The methodological approach I used was the quantitative one, and a CBM-Maze probe was used as an instrument of data collection. This probe was applied to 149 third-grade students of two schools in the city Oporto. Data were analyzed using descriptive, inferential and correlation statistics. The results show that a) a third-year student of this sample held an average of twelve selections in this CBM-Maze probe, in a time interval of two and a half minutes; b) on average, students who constitute this sample made 12 selections during the two and a half minutes; c) students who constitute this sample had, on average, a score of 11,58 when scoring by procedure 1 - Total number of correct selections; d) on average the students who constitute this sample obtained a score of 11,38 when I used procedure 2 - Number of correct selections discontinuing scoring after two consecutive errors - for scoring the probes; e) on average, students who constitute this sample obtained a score of 11,49 when scoring by procedure 3 - Number of correct selections discontinuing scoring after three consecutive errors; f) there are statistically significant differences between schools and between classes, but the same isn´t true regarding the gender; g) there are significant differences among the three scoring procedures; h) considering the value of the 25th percentile on average, 32% of students in each class, when using methods 1 and 3 and 33% of students in each class, when I used method 3 are at risk of developing specific learning disabilities in the reading area. The reliability of the results is considered high.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/13664
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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Daniela Maria de Barros Mourao.pdf
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