Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/13657
Título: | O trabalho colaborativo como meio de promover uma atitude investigativa e reflexiva no ensino da Combinatória |
Autor(es): | Carvalho, Bárbara Vilamarim do Alvar Fernandes, José António |
Data: | 2009 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | O estudo aqui apresentado centra-se numa experiência de trabalho colaborativo no desenvolvimento de uma atitude investigativa e reflexiva de duas professoras de Matemática no âmbito do ensino da Combinatória. No estudo adoptou-se uma abordagem qualitativa de estudo de caso e recolheram-se dados sobre as aulas observadas e as sessões de trabalho realizadas e efectuaram-se duas entrevistas a cada uma das professoras, uma antes e outra depois da experiência. As professoras, Margarida e Maria, leccionavam em realidades diferentes e com intenções e concepções sobre o ensino da Combinatória também diferentes. O trabalho desenvolvido ao longo das sessões de trabalho, centrado na planificação das actividades lectivas e na reflexão das aulas observadas, constituiu uma oportunidade para as duas professoras problematizarem e questionarem as suas concepções e práticas de ensino. Margarida, partindo de uma atitude de maior abertura e predisposição à mudança, aprofundou ainda mais tal atitude; enquanto Maria, mostrando-se, inicialmente, convicta e confiante nas suas práticas, apenas pelo fim da experiência questionou algumas dessas práticas, com escassa repercussão na sala de aula. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/13657 |
Versão da editora: | http://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/congreso/Xcongreso/pdfs/t7/t7c241.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009b X CIG-PP.pdf | Documento principal | 353,94 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |